Coronavírus: Moderna anuncia resultados ‘positivos provisórios’ de vacina

A empresa norte-americana de biotecnologia, Moderna, comunicou que os resultados das pessoas testadas com a sua nova vacina contra o coronavírus (Covid-19) deram “positivos provisórios”. A informação foi divulgada pela empresa nesta segunda-feira (18).

As ações da farmacêutica foram negociadas em alta na bolsa de Nova York depois do comunicado sobre a vacina. Por volta das 11h30, os papéis da companhia operavam em alta de mais de 20%.

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais

De acordo com a Moderna, a vacina produziu, pelo menos nestes testes iniciais, uma resposta imune em oito voluntários que a receberam no mês de março. Vale destacar que o medicamento é aplicado em duas doses.

Segundo o comunicado, os níveis de anticorpos neutralizantes ficaram praticamente em linha com os encontrados em pessoas que se recuperaram do coronavírus.

A terceira fase de testes da vacina será realizada com aproximadamente 600 voluntários. Esta parte terá início em julho deste ano. A primeira fase do teste foi feita em parceria com o Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos. A fase 2, aprovada pela reguladora Food and Drug Administration (FDA), começará em breve com níveis de dosagem de 50 e 100 microgramas, bem acima dos 25 microgramas da primeira fase.

Casos de coronavírus no Brasil e no mundo

Já são mais de 4,7 milhões de pessoas infectadas pelo coronavírus no mundo, com 315 mil mortes confirmadas. O Brasil chegou a marca de 16.118 mortes e 241.080 casos da doença, segundo dados do Ministério da Saúde.

Veja também: Coronavírus: vendas no varejo tombaram 36,5% em abril, diz Cielo

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), em entrevista ao jornal “O Estado de S. Paulo”, afirmou que o Estado terá o decreto de lockdown em breve, caso seja necessário para conter o avanço da pandemia de coronavírus. “Não haverá nenhuma decisão de ordem política nem de inibir e nem de aplicar, exceto aquela determinada pela saúde”, disse o governador de São Paulo em entrevista ao jornal.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião