Coronavírus: Moderna pode dar início a fase 3 da vacina ainda em julho

A Moderna anunciou, nesta quarta-feira (8), que preencheu os requisitos para dar início ao estudo de Fase 3 da vacina contra o coronavírus (covid-19). Dessa forma, essa etapa pode ser iniciada ainda em julho. A empresa comunicou que terminou a inscrição dos resultados do chamado “estudo de coorte” das pessoas testadas para a Fase 2 de sua vacina mRNA.

O “estudo de coorte” consiste em um método observacional em que o investigador analisa a relação entre a presença de fatores de risco e o desenvolvimento de enfermidades em grupos da população. O levantamento utilizado para analisar o coronavírus é comum em estudos epidemiológicos.

A Moderna informou que os resultados deverão ser publicados assim que ficarem disponíveis. Este estudo de confirmação de dose, controlado por placebo, de Fase 2, busca respostas em relação a segurança, reatogenicidade e imunogenicidade de duas vacinas de mRNA-1273 com 28 dias de intervalo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Toda voluntário do estudo está recebendo placebo, uma dose de 50 ou 100 nas duas vacinas. Assim, os pesquisadores conseguem avaliar a possível criação de anticorpos contra este vírus que atingiu o mundo inteiro e já fez mais de 544 mil vítimas fatais.

No mundo, são 11,8 milhões de casos confirmados de pessoas com coronavírus. Apenas no Brasil, são 1,67 milhão de pessoas que contraíram a doença, e mais de 66 mil mortes.

Vacina contra o coronavírus será testada no Brasil em 20 de julho

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse, na última segunda-feira (6), que a companhia biofarmacêutica chinesa, SinoVac, uma das empresas que estão na corrida para o desenvolvimento da vacina contra o coronavírus, iniciará os testes no Brasil a partir do dia 20 de julho.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião