Coronavírus: J.P. Morgan reduz previsão de PIB da China por conta da epidemia

O banco norte-americano J.P. Morgan reduziu a previsão de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) da China de 4,9% para 1% no primeiro trimestre deste ano. A queda foi motivada pelos impactos da epidemia de coronavírus. A informação faz parte de um relatório divulgado nesta sexta-feira (7) pela instituição financeira.

Em contrapartida a redução entre os meses de janeiro a março, o J.P. Morgan aumentou a projeção do PIB para o segundo trimestre de 7% para 9,3%. Para o ano de 2020, o banco reduziu a estimativa de avanço econômico da China de 5,8% para 5,4% com os efeitos do coronavírus.

O fechamento das fábricas no país asiático que se estende há cerca de dez dias é um dos fatores que motivou a queda da previsão do banco. Além disso, segundo o relatório, a resposta política sem precedentes do governo chinês leva a uma grande volatilidade econômica a curto prazo.

O banco comunicou que o governo chinês deve aumentar os estímulos fiscais e monatérios à economia por conta da epidemia. Com isso, o governo deve cortar as taxas de juros e auxiliar empresas que estão enfrentando dificuldades financeiras.

O relatório divulgado pelo banco salienta que o índice de mortalidade do coronavírus é de somente 2%, comparado a 90% do Ebola, 30% do MERS e 10% do SARS.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Embora a crise atual de saúde pública não seja a mais letal dos últimos 20 anos, a instituição financeira afirmou que deverá ser a mais prejudicial para a economia. O forte impacto considera o peso de cerca de 30% da China, epicentro do vírus, na manufatura global.

UBS corta previsão de PIB global por causa do coronavírus

Na última terça-feira (4), o banco UBS cortou a projeção de alta do PIB global neste ano por conta da epidemia de coronavírus. A previsão passou de 3,1%, no relatório anterior, para 2,9%.

Saiba mais: Coronavírus: UBS corta previsão do PIB global por conta do surto

A equipe global de analistas da instituição financeira explicou que 78% da queda reflete a desaceleração da economia chinesa, que possui o segundo maior PIB do mundo, por conta do vírus.

Além dos impactos econômicos, nesta sexta-feira, o número de mortes pelo coronavírus na China chegou a 637. Ao todo, são 31.211 casos confirmados e ao menos 1.540 pessoas recuperadas, segundo informações divulgadas pela mídia estatal do país.

No Brasil, há oito casos suspeitos, mas nenhum confirmado. De acordo com o governo federal, 26 suspeitas já foram descartadas até o momento. No mundo foram confirmados 240 casos de coronavírus em cerca de 30 países.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião