Coronavírus: Japão pode declarar estado de emergência

O Japão poderá declarar estado de emergência devido ao avanço da disseminação do novo coronavírus (Covid-19). Além disso, o primeiro ministro, Shinzo Abe, propôs um pacote de estímulos econômicos de US$ 1 trilhão (cerca de R$ 5,28 trilhões).

“Esperamos declarar o estado de emergência a partir de amanhã (terça-feira) depois de ouvir a opinião do painel de especialistas”, afirmou Abe à imprensa japonesa, antes de revelar que o governo deve apresentar uma proposta de 108 trilhões de ienes para sustentar a terceira maior economia do planeta.

Embora esteja no continente asiático, o Japão foi menos impactado de que alguns dos seus vizinhos. A China, marco zero da pandemia, possui 82,66 mil casos confirmados, com 3,33 mil mortes. A Coreia do Sul já confirmou 10,28 mil casos com 186 vítimas. O Japão, por sua vez, já registrou 3,65 mil casos com 85 mortes.

“Estamos vendo um rápido aumento de novas infecções, em particular em áreas urbanas como Tóquio e Osaka,” disse o ministro. Estas duas metrópoles e outros cinco municípios estariam incluídos no estado de emergência, ressaltou.

Japão em meio ao coronavírus

Os números confirmados da pandemia no país, como Tóquio, que registrou 148 novos casos no último domingo (5), aumentam a pressão sobre o governo em busca de uma resposta à disseminação do vírus.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A governadora de Tóquio, Yuriko Koike, solicitou à população que adote o ‘home office’, para evitar saídas à rua. “Até agora não recebemos nada oficial, mas nos preparamos, partindo do princípio de que Tóquio estará entre as regiões incluídas no estado de emergência”, declarou a governadora nesta segunda-feira.

O estado de emergência, entretanto, deve ser limitado a algumas regiões e as medidas de restrição não devem ser tão rígidas como alguns países europeus, por exemplo. Na prática, os governadores locais poderão solicitar aos moradores que fiquem em suas casas e que os comércios não essenciais sejam fechados.

Covid-19 no mundo

Até a manhã desta segunda-feira (6), as secretarias estaduais de Saúde confirmaram 11.298 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com 489 mortos. O Brasil é o 16º país no mundo com mais casos da doença.

O isolamento na Espanha, país mais atingido na Europa e já tendo ultrapassado o número de mortes na China, foi prorrogado para o dia 12 de abril, reportando mais de 113 mil infectados e 13.055 mortes por causa de complicações da pandemia.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

Na Itália, foram registradas ao menos 15,8 mil mortes pelo Covid-19 e mais de 128,94 mil casos até o último domingo. Há cerca de 30 dias, o país ainda mantinha medidas de isolamento parcial.

Segundo a universidade norte-americana John Hopkins, desde o primeiro caso confirmado, o coronavírus já matou 9,65 mil pessoas no território dos Estados Unidos. Mais de 337 mil pessoas foram infectadas, se tornando o novo epicentro da doença no planeta.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião