Coronavírus: Governo do Paraná e Rússia assinarão acordo para fabricar vacina

O Governo do Paraná anunciou nesta terça-feira (11) que assinará um convênio com uma empresa estatal russa para produzir a vacina contra o coronavírus (Covid-19), denominada Sputnik V. Com o convênio, o Paraná poderá realizar testes, produzir e distribuir o antídoto.

Espera-se que o acordo seja assinado pelo governador Ratinho Júnior (PSD) e o embaixador da Rússia, às 14h desta quarta-feira (12). Segundo informações do governo paranaense, o próximo passo, depois da assinatura do acordo, é o compartilhamento do protocolo russo com a Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária). Isso deverá ser feito para que a agência libere todas as etapas ditas anteriormente.

Ainda não há uma data certa para o início da ação pois isso depende da liberação da agência de vigilância sanitária. O presidente do Instituto de Tecnologia do Paraná (Tecpar), Jorge Callado, afirmou, em entrevista ao canal “Globo News”, que é importante ter essa assinatura para que essa condição de troca de informações comece o mais rápido possível. “Cada passo no seu momento adequado, não podemos queimar etapas”, afirmou Callado.

1ª vacina contra o coronavírus no mundo é russa

O presidente da Rússia, Vladimir Putin, disse, na manhã desta terça-feira (11), que o país registrou oficialmente a primeira vacina do mundo contra o novo coronavírus (Covid-19). Junto a Putin, o ministro da saúde da Rússia, Mikhail Murashko, afirmou que o teste imunológico mostrou eficácia e segurança.

“Esta manhã, pela primeira vez no mundo, uma vacina contra o novo coronavírus foi registrada. Sei que é bastante eficaz, que proporciona imunidade duradoura”, afirmou Putin. O presidente russo, inclusive, chegou a dizer que uma de suas filhas já foi vacinada. Ela teria sido uma das voluntárias do experimento, apresentou um pouco de febre como sintoma e “nada mais”.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião