Coronavírus: Governo deve anunciar medidas para estimular a economia

O Governo Federal deve anunciar nesta segunda-feira (16) novas medidas para enfrentar os efeitos da pandemia do novo coronavírus (Covid-19) na economia brasileira.

O pacote intitulado pelo ministro da Economia, Paulo Guedes, como “pacote antivírus” inclui medidas para auxiliar os setores econômicos e sociais mais atingidos pelo coronavírus. Ao todo, são esperada cerca de 20 ações da pasta econômica.

De acordo com o colunista do “G1”, Valdo Cruz, o pacote inclui benefícios aos idosos, estímulos ao setor da construção civil, linhas de créditos para empresa ligado ao turismo e auxilio a companhias aéreas.

Confira Também:  Coronavírus: Goldman Sachs corta previsão do PIB dos EUA

Aos idosos, o Ministério da Economia pretende facilitar o acesso ao 13° salário de aposentados e pensionistas. Antes, a primeira parcela deveria ser paga em agosto, no entanto, com a nova medida, a parcela deverá ser paga em abril, liberando R$ 24 bilhões na economia. A segunda parcela, paga em dezembro, também deve ser adiantada.

Segundo o ministro, a idade avançada é um dos fatores de risco para que os sintomas da Covid-19 se agravem.

“Se a situação piorar neste público, podemos antecipar o restante em maio, para que eles tenham recursos para pagar despesas extras”, informou Guedes. Além disso, o governo estuda reduzir os juros dos empréstimos consignados do INSS.

Para setor de turismo, as medidas devem auxiliar companhias aéreas e empresas do setor de serviço como bares, restaurantes e eventos.

Para as companhias aéreas, autorização do Banco do Brasil (BBAS3) para que fiquem até quatro meses sem pagar juros. Se houver necessidade, para garantir a medida, o Banco Central entra com operações de redesconto. Ademais, o plano inclui abertura de linha de empréstimo de capital de giro para as companhias no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Por sua vez, para as pequenas e médias empresas ligadas ao setor de turismo, o governo estuda a abertura de linha de empréstimo de capital de giro no BNDES.

A Caixa Econômica Federal, segundo o ministro Paulo Guedes, vai destinar R$ 75 bilhões no financiamento habitacional, com o objetivo de “bombar” o setor da construção civil.

Além disso, outras medidas para enfrentar os efeitos da Covid-19 estão sendo estudadas:

O ministro da Economia informou a criação do grupo de monitoramento, que acompanha os impactos do novo coronavírus. “Sempre que esse monitoramento mostrar riscos para algum setor da economia, vamos agir imediatamente”.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião