GM concede férias coletivas para funcionários no Brasil e na Argentina

O presidente da General Motors, Carlos Zarlenga, informou nesta quarta-feira (18) que irá conceder férias coletivas de trabalho de 14 dias, a partir do próximo dia 30, a todos colaboradores de suas unidades no Brasil. Na Argentina, os empregados entraram em férias na segunda-feira (16).

A montadora do setor automotivo possui quatro fábricas no Brasil, localizadas em:

  • São Caetano do Sul
  • São José dos Campos
  • Gravataí
  • Joinville

A GM emprega 19 mil colaboradores na América do Sul. É importante destacar que a empresa também decidiu por adiar o plano de investimentos no valor de R$ 10 bilhões. “A demanda está caindo e vai cair mais”, disse Zarlenga sobre a procura por veículos nas últimas semanas, de acordo com o jornal “Valor Econômico”.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

O executivo afirmou que, quanto aos valores previstos para investimentos, será feita uma revisão, mas não é possível, ainda, fazer uma previsão de novas datas ou volumes de recursos. “Adiaremos o tempo possível porque precisamos, no curtíssimo prazo, ter reforço no caixa para lidar com uma situação que ninguém sabe quanto vai durar”, salientou.

Nota da GM sobre o coronavírus

“Para a GM, a segurança das pessoas vem sempre em primeiro lugar. A empresa está acompanhando de perto a evolução da pandemia em todos os países em que atua e tomando decisões em tempo real para proteger empregados, clientes, fornecedores, concessionários, familiares e comunidades. A saúde e segurança das pessoas está norteando todas as nossas ações. Entre as principais medidas tomadas pela GM até agora, estão:

  • Trabalho remoto de empregados e terceiros, cujas atividades permitem o regime de “home office” a partir de 16 de março de 2020. A medida é global e tem como objetivo reduzir a probabilidade de disseminação do Covid-19 entre colegas de trabalho, familiares e comunidade e, assim, contribuir para aliviar a pressão sobre os recursos públicos de saúde.
  • Realização de serviços adicionais de limpeza e higienização nos postos de trabalho para aqueles que não podem realizar as atividades remotamente.
  •  Orientação a empregados em relação às práticas de profilaxia padrão para evitar contaminação por vírus, além de restrições de viagens e prática de quarentena para pessoas que estiveram em países afetados pelo novo Coronavírus.
  • Cancelamento de todos os eventos presenciais.

Em relação às implicações da pandemia na cadeia produtiva, a GM está em contato diário junto aos seus fornecedores globais. Até o momento, nossa produção no Brasil não foi impactada.

Nossas concessionárias continuam abertas, tomando todas as precauções necessárias em relação à segurança de seus colaboradores e clientes e seguindo as orientações das autoridades de saúde”.

GM tem caso de Covid-19 confirmado em unidade dos EUA

Um funcionário da General Motors, no centro técnico de Michigan, nos Estados Unidos, testou positivo para o coronavírus na última terça-feira (17). A unidade da GM possui aproximadamente 20 mil funcionários.

A equipe médica da montadora entrou em contato com os indivíduos que podem ter tido contato direto com o funcionário para deixá-los em observação por, no mínimo, 14 dias.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião