Coronavírus: Gilead e AstraZeneca estudam fusão, diz agência

Duas empresas que têm atuado fortemente em pesquisas para encontrar uma solução para o problema do coronavírus (Covid-19), AstraZeneca e Gilead Sciences (NASDAQ: GILD), podem realizar uma fusão. As informações foram publicadas pela agência “Bloomberg” neste domingo (7).

A inglesa AstraZeneca teria ido atrás da norte-americana Gilead para um possível acordo. A Gilead possui a patente do remdesivir, remédio antiviral que está sendo testado para combater o Covid-19. Por outro lado, a AstraZeneca está realizando pesquisas para criar uma vacina contra o vírus. A solução já está em fase avançada de testes.

A AstraZeneca, segundo a agência, teria feito a abordagem pela Gilead em maio. De acordo com pessoas próximas ao assunto, consultadas pela “Bloomberg, a Gilead não está interessada em sua venda ou em criar uma joint-venture com outra grande empresa do ramo farmacêutico, no momento. A companhia está focada em reforçar sua estratégia de negócios em parcerias e aquisições menores, disseram também as fontes não identificadas.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Os papéis das duas empresas operam em alta nos últimos meses no mercado de ações. No acumulado do ano, as ações da AstraZeneca avançaram aproximadamente 11%, enquanto, no mesmo período, as ações da Gilead tiveram alta de cerca de 18%.

A maior farmacêutica britânica, AstraZeneca, é avaliada em US$ 140 bilhões. Já a Gilead tem valor de mercado de US$ 96 bilhões.

Coronavírus: Gilead estima comercializar remédio este ano

A Gilead informou, em meados de maio, que pretende comercializar o remédio para o novo coronavírus ainda neste ano. A biofarmacêutica norte-americana estima o início da venda no segundo semestre.

O diretor financeiro da Gilead, Andrew Dickinson, afirmou que os investidores podem contar com a venda do remdesivir, remédio para tratamento do coronavírus, ainda no segundo semestre de 2020.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião