Coronavírus: Fitch corta previsão de crescimento do PIB global

A agência de classificação de risco Fitch reduziu nesta quinta-feira (19) a projeção de crescimento da economia global. A expectativa é que o Produto Interno Bruto (PIB) seja reduzido em US$ 850 bilhões ante a previsão anterior por conta dos impactos econômicos da pandemia de coronavírus (covid-19).

Conforme o relatório divulgado pela Fitch, a expectativa é que a economia global avance somente 1,3% em 2020. A projeção anterior, divulgada em dezembro do ano passado, previa um crescimento de 2,5%.

A empresa salientou ainda que a redução será maior caso as economias do G7 apliquem medidas restritivas mais severas para contar a propagação da doença.

Saiba mais: Oportunidades únicas surgiram com a queda na bolsa! Aproveite e acesse agora nossos relatórios para assinantes.

“Para todos os efeitos, estamos em território de recessão global”, afirmou o economista-chefe da Fitch, Brian Couton.

Segundo a avaliação da agência, os países deverão se mobilizar para assegurar uma “recuperação em V” no segundo semestre deste ano.

Impactos do coronavírus aos países mais afetados

A agência prevê que os impactos da pandemia para a economia da China, onde os primeiros casos da doença foram registrados, serão severos. No primeiro trimestre deste ano, a previsão é que o PIB do país asiático caia 5% em termos não anualizados. Na comparação anual, a queda será de 1%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

Para o segundo trimestre, a Fitch prevê que a China comece a se recuperar gradualmente. A retomada econômica deverá ocorrer já no segundo trimestre pois o número de casos da doença está diminuindo de forma significativa no país.

Além do país asiático, a agência também reduziu a projeção para algumas nações da Europa, novo epicentro do vírus. Para a Itália, que é o território europeu mais afetado, a Fitch estima uma queda de 2% na economia. Além disso, a empresa prevê contração de 1% para o PIB da Espanha.

Em relação aos Estados Unidos, a agência reduziu a projeção de crescimento de 2% para 1%. O país norte-americano já registrou mais de 11 mil casos do novo coronavírus.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião