Coronavírus excede a marca de 4 milhões de casos confirmados no mundo

A pandemia do novo coronavírus (Covid-19) atingiu a marca de 4 milhões de casos confirmados em todo o mundo no último sábado (9). A doença já chegou a 187 países e vitimou mais de 279 mil pessoas, segundo a universidade norte-americana John Hopkins.

O surgimento do coronavírus fez com que a Organização Mundial da Saúde (OMS) emitisse o primeiro alerta no dia 31 de dezembro de 2019. Entre o último dia do ano passado e 4 de janeiro deste ano, de acordo com a organização, ao menos 44 pessoas haviam sido infectadas, todas na China, local de onde surgiu a doença.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora!

As medidas de contenção da disseminação da pandemia tomadas pelo governo chinês, sobretudo em Wuhan, na província de Hubei, região central do país, não foram suficientes para impedir que o vírus deixasse a China. Nos 62 dias seguintes, mais de 100 mil pessoas já haviam contraído a doença no mundo.

A partir deste ponto, o número de casos confirmados em todo o plano cresceu rapidamente até atingir 1 milhão de pessoas. E, apenas 12 dias depois, ultrapassar 2 milhões de casos do Sars-CoV2.

Quando essa marca foi atingida, a velocidade da contaminação foi estabilizada e, em 13 dias, o número de pessoas contaminadas pela pandemia chegou a 13 milhões.

A estabilização foi confirmada na semana encerrada no último sábado, com a marca de 4 milhões de casos. Se a doença mantiver essa constância de crescimento, haverão mais de 5 milhões de pessoas contaminadas até o final deste mês.

Nas últimas semanas, o número de casos confirmados em países emergentes, como Brasil, Rússia e Turquia, cresceram rapidamente. Atualmente, esses países já estão entre os 10 mais afetados pela pandemia.

Coronavírus no mundo

Até o início da tarde deste domingo (10), as secretarias estaduais de Saúde reportaram 156.211 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com 10.661 mortes. O País, com uma taxa de mortalidade de 6,8%, é o 8º mais impactado pela doença em todo o mundo.

O isolamento na Espanha, ainda o país mais atingido na Europa em quantidade de casos confirmados, foi flexibilizado desde o final de abril. O país já reportou mais de 223 mil infectados e 26,47 mil mortes em decorrência do coronavírus.

Saiba mais: Roche obtém aprovação para testes de anticorpos de coronavírus

Na Itália, foram registradas ao menos 30,39 mil mortes pelo Covid-19 e mais de 213,26 mil casos até o último sábado. De forma similar ao Reino Unido, no início da pandemia o país custou a implementar medidas de isolamento social para mitigar os efeitos da pandemia.

Segundo a universidade John Hopkins, desde o primeiro caso confirmado, o Covid-19 já matou 78,79 mil pessoas nos Estados Unidos. Mais de 1,30 milhão de pessoas foram infectadas, fazendo com que o país se tornasse o novo epicentro da doença no planeta.

Em todo o mundo, no entanto, 1,42 milhão de pessoas já se recuperaram do coronavírus.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião