Coronavírus: EUA declaram emergência de saúde pública

O secretário de Saúde e Serviços Humanos dos Estados Unidos, Alex Azar, informou na última sexta-feira (31) que a epidemia de coronavírus representa uma emergência de saúde pública ao país.

O secretário informou que a partir do próximo domingo (2) o governo dos Estados Unidos irá barrar a entrada de estrangeiros que tenham viajado à China em um período de duas semanas. Além disso, os cidadãos norte-americanos que viajaram nos últimos 14 dias para a província de Hubei, epicentro do surto na China, deverão cumprir um período de quarentena.

Já os cidadãos do país que estiveram em outras regiões da China nos últimos 14 dias deverão passar por uma triagem de entrada, além de um período de 14 dias de monitoramento.

O Departamento de Segurança Interna norte-americano comunicou ainda que para impedir a disseminação do vírus nos EUA, os voos vindos do país asiático serão limitados a sete aeroportos a partir do próximo domingo. Entre eles, os aeroportos John F. Kennedy, em Nova York, O’Hare, em Chicago e o internacional de São Francisco.

Até o momento, sete pessoas já foram contaminadas com o coronavírus nos Estados Unidos. No mundo, 24 países já confirmaram casos. O número de infectados ultrapassa 11 mil pessoas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Na última quinta-feira (30), a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou a epidemia do vírus como uma emergência internacional de saúde. Embora o órgão internacional tenha declarado emergência global, a orientação enviada aos países é de não adotar medidas restritivas de viagem e comércio, como anunciado pelos EUA.

Coronavírus no Brasil

O Ministério da Saúde informou na última sexta-feira (31) que há 13 casos suspeitos de contágio por coronavírus no Brasil. Entretanto, segundo a pasta, nenhum deles foi confirmado.

Saiba mais: Coronavírus: Brasil registra 13 casos suspeitos do vírus, 7 em SP

Até a última quinta-feira (30), os casos suspeitos de coronavírus no Brasil eram apenas 9. Outros 9 casos foram descartados pois exames laboratoriais deram resultado positivo para influenza A e B. Entre os 13 casos suspeitos, cinco pacientes tiveram exames negativos para doenças respiratórias comuns, como gripe. Estes, foram encaminhados para investigação específica.

O governo de São Paulo, estado com o maior número de casos suspeitos (sete pacientes suspeitos), anunciou a criação de um comitê de crise para enfrentar o coronavírus em caso de contágio no Brasil.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião