Coronavírus: Demanda por voos domésticos diminui 75% nesta semana

Segundo informações publicadas pela Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear) nesta segunda-feira (23), a demanda por voos domésticos nesta semana caiu 75% em relação ao mesmo período de 2019. A queda acentuada aconteceu por conta da pandemia de coronavírus. A organização tem como associadas: Gol, Latam, MAP, Voepass e Two Flex.

A demanda por voos internacionais dessas mesmas empresas caíram 95% entre os dias 22 e 28 de março. O setor aéreo é um dos mais afetados pela pandemia de coronavírus. Entretanto, foi um dos primeiros a receber um pacote para conter a crise causada pela disseminação da doença.

O ministro da Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, anunciou, na última quarta-feira (18), uma Medida Provisória (MP) que tem como objetivo preservar as companhias aéreas dos impactos causados pela pandemia.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

De acordo com o ministro, a MP de “socorro às aéreas” irá dar mais tempo para que as companhias devolvam aos clientes o valor das passagens que foram canceladas por conta do coronavírus. Assim, as aéreas terão até um ano para reembolsar os passageiros. A medida também tem como objetivo preservar o caixa das aéreas.

Freitas também anunciou que o governo suspenderá as tarifas aeroportuárias por meio de um decreto. Ademais, as outorgas de aeroportos concedidos também serão postergadas.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O projeto terá o auxilio de empréstimos de bancos públicos que darão suporte de liquidez para as aéreas. O Banco do Brasil (BBAS3), a Caixa Econômica Federal e o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) serão as instituições financeiras responsáveis pelas concessões de crédito.

Segundo o ministro, as medidas servirão para proteger o setor que está enfrentando “mais cancelamentos do que vendas de bilhetes”.

“Foi uma queda muito abrupta tanto de [voo] internacional quanto do doméstico. As empresas têm custo em dólar, têm dificuldade em caixa e algumas medidas estão sendo tomadas para preservar o caixa dessas empresas. Sempre pensando o seguinte, o foco é o consumidor porque o que a gente não quer é ter quebra de empresas e ter descontinuidade na prestação de serviços porque depois que a crise passar a gente vai ter a dificuldade de oferta e isso vai ter impacto na tarifa”, afirmou o ministro sobre o impacto do coronavírus.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião