Coronavírus: demanda chinesa por carne bovina irá recuar no primeiro trimestre

Segundo informou a instituição financeira Rabobank, por meio de um relatório divulgado na última quinta-feira (27), a demanda chinesa por carne bovina, no primeiro trimestre deste ano, irá recuar devido ao coronavírus (Covid-19).

O temor pelo coronavírus pode conter o forte movimento nas exportações de carnes brasileiras. As companhias brasileiras do setor frigorífico tem se beneficiado da peste suína africana que assola a China desde setembro de 2018. A doença fez com que cerca de metade da criação de porcos no país fosse vitimada.

A instituição comentou que amplos estoques chineses de carne bovina congelada, localizados em mercados locais, que seriam utilizados no Ano Novo Lunar, não foram consumidos por conta do vírus, o que, inclusive, chegou a fechar restaurantes em algumas cidades.

De acordo com o Rabobank, esses restaurantes podem continuar fechados até meados de março, uma vez que os residentes tem evitado estarem em locais públicos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

“Restaurantes de serviço rápido podem ser os menos impactados, enquanto restaurantes ‘hotpot’ e de serviços completos sofrerão uma queda acentuada nas vendas no primeiro semestre”, informou a instituição holandesa.

Coronavírus ameaça o bom desempenho da indústria frigorífica

De acordo com a Associação Brasileira de Frigoríficos (Abrafigo), as exportações de carne bovina brasileira, no ano passado, atingiram uma receita de US$ 7,5 bilhões (cerca de R$ 33,7 bilhões), devido a uma forte demanda chinesa, representando 26,6% do volume exportado. Considerando Hong Kong, essa participação sobe para 45%.

Veja também: OMS classifica como “muito alto” risco para epidemia global

JBS (JBSS3), Marfrig (MRFG3) e Minerva (BEEF3) foram algumas das empresas que se beneficiaram neste período.

Demonstrando-se incerto acerca da chance do coronavírus ser contido ainda no primeiro trimestre deste ano, o Rabobank citou a possibilidade da indústria de restaurantes e turismo continuarem enfrentando dificuldades até meados do segundo trimestre.

“Os menores volumes de vendas significam que a demanda por carne bovina será mais fraca do que em anos normais no primeiro semestre”, salientou o relatório em função dos efeitos do coronavírus.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião