Covid-19: taxa de contaminação na Petrobras (PETR4) é maior que média brasileira

A Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) realizou um estudo que indica que a taxa de contaminação pelo novo coronavírus (Covid-19) entre os funcionários da Petrobras (PETR3; PETR4) fica em 4.448,9 casos a cada 100 mil pessoas.

Vale destacar que a média de contaminação brasileira fica em 2.067,9 casos a cada 100 mil pessoas. Nesse sentido, a taxa de contaminação por coronavírus entre os trabalhadores da Petrobras é maior que a média brasileira, segundo o estudo.

Além disso, a taxa de contaminação pela Covid-19 apresentada pela estatal é superior do que a reportada no estado do Rio de Janeiro em 3,16 vezes, ao passo que supera a anotada no estado de São Paulo em 2,29 vezes, segundo a fundação.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

O levantamento da Fiocruz usou como base dados divulgados pelo Ministério de Minas e Energia (MME) entre os dias 11 de maio e 13 de outubro. A pasta sinalizou que a estatal petrolífera contabilizou, entre seus 46.416 funcionários, 2.065 casos de coronavírus.

Além disso, o Ministério ressaltou que 3 funcionários da companhia morreram, ao passo que 2127 foram curados da nova doença.

Prevenção ao coronavírus

Entretanto, a companhia afirmou que “a proteção à saúde e à vida dos colaboradores norteia todas as suas decisões no contexto da prevenção à Covid-19. A estratégia de ampla testagem possibilita que o diagnóstico do quadro de saúde na companhia seja mais preciso do que o da sociedade em geral. Isso permite que a companhia avalie e aprimore constantemente suas medidas preventivas”.

A petrolífera informou que já realizou cerca de 1700 testes para cada 1000 empregados. Entre as medidas de prevenção adotadas também destaca:

  • Higienização das instalações
  • Uso de máscaras
  • Trabalho remoto em atividades administrativas

Casos de covid-19 na Petrobras devem ser registrados como CAT

Além disso, a Fiocruz apontou que a companhia deveria emitir documento de Comunicação de Acidente de Trabalho (CAT) para os funcionários que contraírem a nova doença.

O coordenador geral da Federação Única dos Petroleiros, Deyvid Bacelar, salientou que “desde decretação da pandemia, em março, estamos cobrando da gestão da Petrobras medidas efetivas para evitar a contaminação em suas instalações e também que emita CATs de pessoas infectadas, mas quase nada mudou de lá para cá”.

A Petrobras, por sua vez, declara que “a covid-19, como se sabe, não é uma doença produzida ou desencadeada pelo exercício de atividades laborais no setor de óleo e gás, mas, uma doença pandêmica que afeta pessoas em todos os recantos do planeta”.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião