Coronavírus deixará “cicatrizes duradouras”, diz Banco Mundial

O Banco Mundial comunicou nesta terça-feira (2) espera “cicatrizes duradouras” para países emergentes e em desenvolvimento devido à crise causada pela pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Conforme seu novo relatório Perspectivas Econômicas Globais, a instituição internacional projetou que a produção potencial de uma nação média emergente com uma crise financeira poderia encolher 8% em um período de cinco anos. Para nações em desenvolvimento exportadoras de petróleo, o coronavírus levaria uma queda de 11% na produção.

De acordo com o Banco Central, as perspectivas de crescimento já tinham sido reduzidas, em parte, devido às disputas comerciais. O choque da pandemia poderia se levar à problemas de solvência em economias emergentes. Dessa forma, a instituição espera piores danos para os exportadores de petróleo, bem como aqueles que sofrem com a crises econômicas.

Veja também: Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

Segundo a vice-presidente para o crescimento equitativo, finanças e instituições do Banco Mundial, Ceyla Pazarbasioglu, as baixas taxas de juros contribuíram para o elevação recorde da dívida soberana e corporativa em mercado emergentes. Isso limitou a capacidade das autoridades produzirem uma resposta à crise financeira, bem como de impedir o fechamento de empresas, a perda de empregos e a deterioração do capital humano.

“Se as políticas forem totalmente direcionadas para sustentar interesses ou empresas zumbis, isso pode levar a problemas de liquidez que se transformarão em problemas de solvência”, afirmou Pazarbasioglu.

Dessa maneira, para a economista “é realmente necessário agora são medidas urgentes para limitar os danos e prejuízos, mas também evitar políticas econômicas que possam levar essa crise de saúde, que se transformou em crise econômica, a se tornar uma crise financeira”.

G20 concorda em suspender da dívida de países mais pobres por coronavírus

Os ministros da Finanças e os presidentes do bancos centrais do países do G20 comunicaram em meados de abril que haviam concordado com uma abordagem coordenada para a suspensão da dívida de países mais pobres por um ano.

Saiba mais: Banco Mundial sugere suspensão de dívidas de países mais pobres

A suspensão foi imediata e forneceu cerca de US$ 20 bilhões (equivalente a R$ 104,4 na cotação atual do dólar) em liquidez para as nações em desenvolvimento utilizarem em seu sistema de saúde no combate à pandemia do novo coronavírus.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião