Coronavírus: China informa que não irá divulgar dados comerciais de janeiro

A China comunicou nesta sexta-feira (7) que não irá divulgar os dados prévios de seu comércio para janeiro. O país decidiu por juntar os dados de fevereiro e divulgá-los de uma só vez, assim como é feito com outros indicadores econômicos da China. A medida pode ter sido tomada por conta da influência do surto de coronavírus nos dados comerciais referentes ao primeiro mês do ano.

A escritório da alfândega da China realizou o comunicado após diversas perguntas sobre os dados de janeiro. Os dados estavam agendados para serem divulgados às 11h no horário local do país asiático (meia-noite desta sexta no Brasil).

Em geral, os dados da China no início do ano são influenciados pela data em que cai o feriado do Ano Novo Lunar.

Aumento no número de casos de pessoas infectadas pelo coronavírus

O número de mortes confirmadas na China pelo surto de coronavírus subiu nesta sexta-feira (7) para 637. Ao todo, são 31.211 casos confirmados e ao menos 1.540 pessoas recuperadas. A informação foi divulgada pela mídia estatal chinesa.

Veja também: Coronavírus: Lei brasileira que estabelece medidas contra a epidemia entra em vigor

A China enfrenta uma onda de revolta da população após a morte do médico Li Wenligan, que foi convocado pelo governo chinês por ter feito o alerta sobre o novo coronavírus no país. O oftalmologista contraiu a doença enquanto tratava o vírus em um paciente.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

O banco de investimento suíço UBS cortou a projeção do Produto Interno Bruto (PIB) global neste ano por conta da epidemia que teve início no começo deste ano. A informação faz parte de um relatório divulgado pelo banco suíço na última terça-feira (4).

Por conta dos impactos do coronavírus, a instituição financeira prevê um avanço de 2,9% para o PIB mundial em 2020. No relatório anterior, a estimativa de crescimento do UBS era de 3,1%.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião