Coronavírus: China anuncia medidas econômicas para empresas atingidas pelo vírus

A China anunciou, na última terça-feira (25), novas medidas econômicas com o objetivo de auxiliar as empresas que foram atingidas pela epidemia do novo coronavírus (COVID- 19).

O primeiro-ministro da China, Li Kegiang, informou que o Conselho de Estado da China vai aumentar em 500 bilhões de yuans (R$ 312,65 bilhões) a cota de refinanciamento para empréstimos de bancos a pequenas empresas e fazendeiros que tiveram impactos em seus negócios devido ao coronavírus.

Além disso, o país asiático cortou os juros dos mecanismos de financiamento em 0,25% para reduzir os custos para as companhias.

De acordo com o conselho, três bancos públicos da China disponibilizarão 350 bilhões de yuans em empréstimos especiais com juros baixos para pequenas empresas privadas. Os impostos de empresários serão reduzidos de 3% para 1%.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/c9f230a6-ebook-101-perguntas-fiis-free-mobile.png

Ademais, o primeiro-ministro anunciou medidas diferenciadas a Hubei, epicentro do surto do vírus, visto que as companhias enfrentam dificuldades de retomar a produção.

Para Hubei, o período de carência é mais longo e os empresários individuais estão isentos de impostos sobre o valor agregado por três meses, essa medida entra em vigor em março.

Número de mortes pelo coronavírus alcança 2,7 mil

O governo chinês confirmou, nesta quarta-feira (26), mais 52 casos de morte ocasionadas pelo coronavírus . Dessa forma, apenas na China, já foram registrados 2,71 mil mortos.

De acordo com as autoridades, todas as novas mortes confirmadas foram registradas na província de Hubei, epicentro da epidemia. Além disso, foram confirmados 406 novos casos de coronavírus, elevando para mais de 78 mil infectados totais.

Saiba Mais: Coronavírus: mortos na China chegam a 2,7 mil e epidemia atinge novos países

O governo chinês têm solicitado às empresas do país que voltem a operar normalmente devido a um volume menor de novos casos registrados. Além disso, para conter a expansão da epidemia, estão sendo construídos novos hospitais temporários nas grandes cidades.

Para as autoridades chinesas, as medidas tomadas para fazer frente ao coronavírus começam a surtir efeito. Segundo o governo, a atividade das empresas deve ser reiniciada, a depender do status da doença em cada região.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião