Coronavírus: Senado e Câmara limitam acesso ao locais do Legislativo

O presidente do Senado, Davi Alcolumbre (DEM-AP) e o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), anunciaram nessa quarta-feira (11) que o acesso as duas Casas do Legislativo será restrito por causa do coronavírus. 

A restrição entrará em vigor na próxima quinta-feira (12), após publicação no Diário Oficial. A medida foi tomada para de evitar que o coronavírus se espalhe ainda mais.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

A entrada na Câmara e no Senado será permitida apenas para congressistas, servidores, assessores e jornalistas com autorização previa. Visitações, e outros eventos coletivos também serão interrompidos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Os funcionários que estão trabalhando em locais listados pelo Ministério da Saúde devem comunicar ao Serviço Médico da Câmara e do Senado. Mesmo com as restrições de acesso, as votações no plenário e e as comissões serão mantidas.

Medidas contra o coronavírus

A doença foi declarada pandemia pela Organização Mundial da Saúde (OMS) nessa quarta-feira. Segundo a organização internacional, atualmente há 118 mil infectados em 114 países e 4291 vítimas fatais.

“A descrição da situação como uma pandemia não altera a avaliação da OMS da ameaça representada por esse vírus. Isso não muda o que a OMS está fazendo, nem o que os países devem fazer ” declarou o diretor-geral  da organização Tedros Adhanom Ghebreyesus.

A Itália, que é um dos países mais afetados pelo coronavírus, aderiu medidas para contenção da crise na última segunda-feira (9) e as reforçou nesta quarta-feira.

Saiba mais: Itália cria pacote de 25 bilhões para combater efeitos do coronavírus

As medidas adotadas proíbem reuniões públicas, mesmo que de caráter religioso. As escolas suspenderam as aulas até abril e mais recentemente foi imposto que os comércios não essenciais devem ser fechados.

No Brasil, o  Ministro da Educação, Abraham Weintraub declarou nesta quarta que “Nós já estamos nos preparando, sempre orientados pelo Ministério da Saúde, para que caso venha acontecer qualquer coisa, os danos sejam os menores possíveis. Uma cidade ou região que precise ter uma atenção mais especial para que nós tenhamos prontos um plano de aulas remotas”.

Saiba mais em: Organização Mundial da Saúde declara o coronavírus pandemia 

Weintraub, publicou nesta-quarta-feira em suas redes sociais, que as instituições de ensino precisam se preparar para “medidas emergenciais pontuais” por  causa do coronavírus. 

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião