Coronavírus: Câmara aprova PEC do orçamento de guerra

A Câmara dos Deputados votou e aprovou na última sexta-feira (3) a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que cria uma orçamento paralelo, que será destinado ao combate do novo coronavírus (Covid-19).

O orçamento destinado ao combate do coronavírus ganhou o nome de “orçamento de guerra”. Na votação de ontem, foram 423 votos a favor e apenas 1 voto contra no segundo turno.

Entretanto, para evitar aglomerações, somente o presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ) e poucos outros deputados foram até o plenário. Os parlamentares que não estavam presentes no local, participaram da reunião através de videoconferência e votaram usando um aplicativo eletrônico.

Além disso a PEC não vai à sanção do presidente, essa será decretada pelo próprio Congresso.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

Ademais, o PSOL sugeriu uma alteração na Proposta, que consistia em retirar a possibilidade do Banco Central comprar e vender títulos de crédito privado público e títulos privado sem intermédio de terceiros. Entretanto, a sugestão não foi aprovada por 338 votos contra.

Os deputados também discutiram e aprovaram um pedido de urgência para acelerarão da votação do Plano Mansueto. Essa proposta tem a função de auxiliar os estados e municípios do país que estiverem com dificuldades financeiras. Contudo, a proposta será analisada apenas na próxima segunda-feira (6).

Orçamento para o combate do coronavírus

O “orçamento de guerra” é um orçamento paralelo que não precisa seguir normas como o teto de gastos e a Lei de Responsabilidade Fiscal, além da regra de ouro, liberando o governo federal a gastar o que julgar necessário.

O dinheiro será gerido por um Comitê de Gestão da Crise, formado pelo presidente Jair Bolsonaro, ministros e secretários de saúde estaduais e municipais.

Coronavírus: EUA amplia restrições de viagens para Reino Unido e Irlanda

Esse orçamento valerá durante o período de calamidade pública causado pelo novo coronavírus e tem previsão para perdurar até o último dia de 2020.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Mais cedo na última sexta-feira, o ministro da Economia, Paulo Guedes pediu para que a PEC do que cria um orçamento exclusivo para o combate do coronavírus  fosse aprovada e disse que considerava oportunismo político críticas sobre a demora na ação do governo federal.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião