Coronavírus: Câmara aprova liberação de R$ 8,6 bi para reabertura do comércio

Em mais uma medida de combate à pandemia do novo coronavírus (Covid-19), a Câmara dos Deputados aprovou, nesta terça-feira (12), o texto-base da Medida Provisória (MP) que libera R$ 8,6 bilhões para a reabertura do comércio no País.

A proposta, que foi votada de forma simbólica, trata da extinção do fundo de reservas monetárias. Originalmente, os recursos seriam realocados para o pagamento da dívida federal, mas serão utilizados no enfrentamento do coronavírus.

Na Suno One você aprende como fazer o seu dinheiro para trabalhar para você. Cadastre-se agora!

O deputado e relator Luis Miranda (DEM-DF) realizou mudanças no texto-base, fazendo com que mesmo os partidos oposicionistas posicionaram-se a favor da proposta. O texto ainda precisa ser analisado pela Câmara e pelo Senado até a próxima segunda-feira (18), se não perderá a validade.

De acordo com o jornal “Valor Econômico”, a alteração da destinação dos recursos não agradou o Ministério da Economia. A pasta econômica, liderada pelo ministro Paulo Guedes, preferia que o valor fosse utilizado para o pagamento da dívida pública.

Segundo o relator, a edição da MP havia sido feita antes da chegada da crise ao Brasil e, com o avanço da pandemia, “não faz mais sentido a destinação original de recursos, segundo a qual o fundo seria utilizado exclusivametne no pagamento da dívida pública federal”.

O deputado Miranda, no entanto, a pedido do governo, determinou que a distribuição do montante será determinada pelo Poder Executivo. Do total, 50% será destinado aos estados e 50% aos municípios. O critério será definido pelo governo, a depender dos impactos do coronavírus no local.

O texto, inclusive, determina que os recursos apenas serão destinados a localidades que estejam seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em combate ao coronavírus, Câmara aprova Orçamento de Guerra

A Câmara dos Deputados votou e aprovou, na última quarta-feira (6), em segundo turno a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) do Orçamento de Guerra que pretende tornar mais fácil a liberação de gastos durante o período de calamidade pública.

A PEC do Orçamento de Guerra, sugerida pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), foi aprovada com 477 votos favoráveis e a 1 contra. Segundo o presidente do Congresso, Davi Alcolumbre (DEM-AP), os trechos que a Câmara e o Senado concordam devem entrar em vigor ainda essa semana.

Saiba mais: China adotará medidas para sustentar economia atingida por coronavírus

O principal objetivo da Proposta é separar os gastos emergenciais do Orçamento-Geral da União para conter os impactos da Covid-19. De acordo com o texto, o governo não precisa cumprir a Lei de Responsabilidade Fiscal (LRF) e a regra de ouro.

Entretanto, o texto indica que as propostas legislativas e as ações do poder Executivo durante o combate ao coronavírus não podem gerar uma despesa permanente.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião