Coronavírus: brasileiros estarão vacinados em fevereiro, afirma Doria

Segundo o governador de São Paulo, João Doria, a produção da vacina contra o novo coronavírus (Covid-19) deve começar a ser produzida pelo Instituto Butantan em novembro deste ano, a ponto da população inteira já estar vacinada em fevereiro de 2021. A declaração foi dada na última terça-feira (4) em entrevista à Rádio Bandeirantes.

“A vacina contra o coronavírus é salvadora, ela vai trazer a normalidade de fato na vida dos brasileiros. Tudo indica que já estaremos com uma imunização plena, da totalidade da população brasileira, até o fim de fevereiro. Olhando sempre com olhar otimista, realista”, afirmou o governador.

Doria, no entanto, salientou que o prazo possui uma margem de um ou dois meses de atraso, caso ocorra algum entrave no desenvolvimento da vacina. A medicação será chamada ‘coronavac’, em referência à farmacêutica chinesa Sinovac Biotech, que, em parceria com o instituto, já está realizando testes em humanos.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

Segundo ele, o protocolo de vacinação seguirá o mesmo que o aplicado na imunização contra a gripe comum. As pessoas dentro do grupo de risco receberão as primeiras doses, seguidas dos profissionais de saúde, forças policiais. Após esse processo, a população em geral deve receberá a vacina contra a doença.

“Toda vacina, contra o coronavírus ou qualquer outra, quando chega na terceira fase já chega em condições de viabilidade técnica e científica de aprovação. Se não, nem passaria da segunda fase”, pontuou Doria. Voluntários das seguintes instituições e universidades já participaram dos testes:

  • Instituto Emílio Ribas
  • Hospital das Clínicas da Faculdade de Ribeirão Preto da USP
  • Hospital da Clínicas
  • Universidade Municipal de São Caetano do Sul
  • Centro de Pesquisa e Desenvolvimento de Fármacos da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

O governador do estado mais populoso do País ressaltou que a vacina será produzida em território brasileiro, não correndo o risco de “uma circunstância que alguém, ainda que de forma insana, intercepte carga aérea em algum ponto do planeta”.

“Tivemos essa experiência real quando respiradores importados da China foram interceptados no aeroporto de Nova York e lá ficaram, 335 respiradores não vieram para o Brasil porque mister Donald Trump estabeleceu modus operandi e confiscou respiradores ao Brasil e outros países”, relembrou.

No total, nove mil voluntários, somente profissionais de saúde, irão receber a medicação em 11 centros de pesquisa. Na noite da última quarta-feira, o estado de São Paulo registrou 23.702 óbitos pelo coronavírus desde seu início, com mais de 575 mil casos confirmados.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião