Coronavírus: Brasil confirma 98 casos e transmissão comunitária

O Ministério da Saúde anunciou nesta sexta-feira (13) o novo balanço de ocorrências confirmadas do novo coronavírus (covid-19) no Brasil. Até o momento, foram registrados 98 casos.

Segundo informações da pasta, houve um aumento de 12 casos de coronavírus no País. O Ministério da Saúde informou que já há ocorrências de transmissão comunitária nas cidades de São Paulo e do Rio de Janeiro.

Transmissão comunitária significa que os novos casos não podem ter a trajetória traçada. A infecção é diferente, portanto, dos casos no Brasil que tiveram relação com viagens à Itália.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

O governo até então só tinha registro de transmissão local, ou seja, quando a contaminação é feita por pessoas próximas às que tiveram contato com o vírus. Neste caso ainda era possível traçar a trajetória do vírus.

Medidas do governo para frear coronavírus

O Ministério da Economia anunciou na última quinta-feira (12) um pacote de medidas para tentar reduzir o impacto do novo coronavírus (covid-19). Dentre as propostas, destacam-se a antecipação do 13º e a suspensão da prova de vida dos beneficiários do Instituto Nacional de Seguridade Social (INSS).

A pasta informou em nota que os primeiros passos serão direcionados “especialmente a parcela da população mais vulnerável à pandemia”. As ações mais importantes giram em torno de beneficiários do INSS e de tarifas no sistema de saúde.

Saiba mais: Pacote prevê mudança nos processos do INSS e nas tarifas médicas

Conforme a nota divulgada pela pasta, o governo irá antecipar o pagamento à aposentados e pensionistas do INSS. A previsão é que  sejam pagos R$ 23 bilhões referentes à 50% do 13º salário.

No mesmo sentido, o Ministério também planeja também suspender por 120 dias a prova de vida dos beneficiários do programa.

O governo ainda planeja propor ao Conselho Nacional da Previdência Social a redução do teto dos juros do empréstimo consignado em favor dos beneficiários. Da mesma forma, prevê a ampliação do prazo de operações e encaminhar uma proposta de ampliação da margem consignável.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

Dentro do pacote também está a articulação com o Ministério da Saúde a definição de uma lista de produtos médicos importados. Os equipamentos e as provisões terão preferência tarifária com a finalidade de garantir o abastecimento.

A ação em conjunto também espera priorizar o desembaraço aduaneiro de produtos hospitalares para melhor eficiência no combate a pandemia de coronavírus.

Arthur Guimarães

Compartilhe sua opinião