Coronavírus: BC do Reino Unido corta taxa de juros para 0,1%

O Banco da Inglaterra (BoE, na sigla em inglês) reduziu nesta quinta-feira (19) sua taxa básica de juros por conta dos impactos econômicos do coronavírus (covid-19). Este é o segundo corte realizado pela autoridade monetária em menos de duas semanas.

Com o novo corte emergencial, a taxa de juros do Reino Unido caiu para 0,1% ao ano, mínima histórica. Na última quarta-feira (11), o banco central já havia reduzido os juros em 0,50 ponto percentual, para 0,25%.

Além disso, a autoridade monetária informou que comprará títulos da dívida pública do governo como forma de estimular a economia. O BoE disponibilizará US$ 232 bilhões para a aquisição dos papéis.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

Os representantes da instituição financeira concordaram ainda em aumentar a carteira de títulos do BoE de 445 bilhões de euros para 645 bilhões de euros.

“Nos últimos dias, e em linha com vários outros mercados de títulos de economias avançadas, as condições no mercado de gilts (títulos soberanos) do Reino Unido deterioraram-se à medida que investidores procuraram instrumentos de vencimentos mais curtos que fossem substitutos mais próximos das reservas bancárias, de alta liquidez”, informou o BoE.

De acordo com o governador do BoE, Andrew Bailey, novos cortes poderão ser realizados se for necessário. O governador declarou ainda que o coronavírus deverá ocasionar uma forte contração na produção do Reino Unido.

Outros países também cortaram juros por conta do coronavírus

Além do Reino Unido, diversos países também anunciaram cortes em suas taxas de juros por conta do coronavírus. Na última quarta-feira (18), o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central (BC) anunciou um corte 0,50% nos juros do Brasil, para 3,75% ao ano.

Saiba mais: Fed anuncia corte da taxa de juros para 0% e divulga plano de estímulos

No domingo (15), o Federal Reserve (Fed), banco central dos Estados Unidos, também realizou um corte emergencial, mantendo a taxa de juros do país entre 0% e 0,25%. Antes disso, na sexta-feira (13), o Banco Central do Canadá cortou sua taxa de juros overnight em 50 pontos-base, para 0,75%.

Além disso, o Chile, a República Tcheca e a Coreia do Sul também reduziram suas taxas de juros como forma de estimular a economia em meio aos impactos causados pelo novo coronavírus.

Giovanna Oliveira

Compartilhe sua opinião