Coronavírus: BC proíbe aumento de salário para executivos de bancos, diz jornal

De acordo com informações do blog do jornalista Lauro Jardim, do jornal “O Globo”, o Banco Central (BC) proibiu os bancos de oferecerem aumento salarial ou bônus aos executivos durante a pandemia de coronavírus (Covid-19).

Entre os executivos que estão inclusos nessa decisão do BC estão:

  • diretores;
  • administradores;
  • membros do conselho de administração;
  • membros do conselho fiscal.

Essa medida tomada pelo BC inclui, também, a promessa de reembolso futuro pela performance durante este período de crise provocada pelo coronavírus.

Veja também: Garanta acesso ao Suno One, a central de informações para quem quer aprender a investir. Acesse gratuitamente clicando aqui.

“O objetivo da regulamentação é evitar o consumo de recursos importantes para a manutenção do crédito e para a eventual absorção de perdas futuras”, comunicou o BC.

“O BC ressalta que as instituições financeiras apresentam níveis confortáveis de capital e de liquidez, bem acima dos requerimentos mínimos estabelecidos. Porém, dada a incerteza da magnitude do choque provocado pela covid-19, julga importante adotar, de forma proativa, requisitos prudenciais complementares mais conservadores”, acrescentou a autoridade monetária.

Banco Central e medidas em meio à pandemia de coronavírus

O diretor de Política Econômica do Banco Central (BC), Fabio Kanczuk, afirmou, no dia 22 de maio, que a autarquia não pensa em “quantitative easing” como uma política monetária para o atual momento. O BC, por outro lado, diz estar preparado para intervir no câmbio, caso seja necessário por conta da crise gerada pela pandemia de coronavírus.

Kanczuk disse que a autorização concedida pelo Congresso para que o Banco Central compre títulos públicos será utilizada de forma moderada. O executivo também afirmou que a autarquia entende que há outras formas mais eficientes de agir por meio da curva de juros e salientou que o “quantitative easing” não será usado como ferramenta de política monetária.

“Se eu fizer QE, se eu tirar o prêmio da curva na força, esse prêmio incluindo a questão fiscal, o que vai acontecer é que isso vai se refletir em algum outro ativo financeiro, mais notadamente o próprio câmbio”, disse Kanczuk.

Na live promovida pelo Banco UBS, em que o diretor do BC estava esclarecendo assuntos relacionados ao atual momento da economia do País, o executivo foi muito questionado sobre um limite efetivo mínimo para a taxa básica de juros (Selic), que vem sendo cortada em meio à pandemia de coronavírus. Kanczuk destacou que no Brasil a discussão sobre o chamado ‘lower bound’ (menor limite) considera que a queda dos juros terá o mesmo efeito de elevar a inflação, parte disso por meio do câmbio e de seu impacto na atividade econômica.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião