Coronavírus: atividade de serviços na zona do euro cai à mínima histórica

O Índice Gerente de Compras (PMI, na sigla em inglês) do setor de serviços da zona do euro caiu para 26,4 pontos em março, o mínimo da série histórica, impactado pelo avanço da pandemia do novo coronavírus (Covid-19). As informações foram divulgadas nesta sexta-feira (3) pelo IHS Markit.

O resultado oficial foi menor do que o esperado por economistas ouvidos pelo jornal “The Wall Street Journal”, que era de 28,4 pontos. Em fevereiro, já sob os efeitos do coronavírus, a atividade de serviços da zona do euro foi de 52,6 pontos, então mínimo da série histórica.

Qualquer resultado acima de 50 pontos demonstra crescimento do setor estudado, assim como resultados abaixo de 50 representam contração do setor.

Na Itália, o mais mais impactado pela doença, o índice PMI caiu para 17,4, o pior resultado de toda a Europa. Na Alemanha, a maior economia da zona do euro, o índice caiu para 31,7, frente a 52,5 reportados em fevereiro. Já na França, o PMI recuou de 52,5 para 37,4 em março.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

“Os dados indicam que a economia da zona do euro já está se contraindo a uma taxa anualizada que se aproxima de 10%, com o pior inevitavelmente chegando em um futuro próximo”, afirmou Chris Williamson, economista-chefe de negócios da IHS Markit.

Coronavírus no mundo

Até a manhã desta sexta-feira (3), as secretarias estaduais de Saúde confirmaram 8.066 casos confirmados do novo coronavírus no Brasil, com 327 mortos. O Brasil é o 17º país no mundo com mais casos da doença.

O isolamento na Espanha, segundo país mais atingido na Europa e já tendo ultrapassado o número de mortes na China, foi prorrogado para o dia 12 de abril. O país já reportou mais de 117 mil infectados e 10,9 mil mortes por causa de complicações do coronavírus.

Na Itália, foram registradas ao menos 13,9 mil mortes pelo Covid-19 e mais de 115,2 mil casos. Há cerca de 45 dias, o país ainda mantinha medidas de isolamento parcial.

Segundo a universidade norte-americana John Hopkins, desde o primeiro caso confirmado, o coronavírus já matou mais de 6 mil pessoas no território dos Estados Unidos. Mais de 245,6 mil pessoas foram infectadas, se tornando o novo epicentro da doença no planeta.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião