Coronavírus ainda não impactou a indústria do país, segundo IBGE

O surto do coronavírus (Covid-19) pode influenciar a indústria brasileira, mas nenhum dos efeitos já foi demonstrado nos indicadores do setor em janeiro. As informações foram divulgadas pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), nesta terça-feira (10), em sua sede, no Rio de Janeiro.

Segundo o gerente de Indústria do instituto, André Macedo, o coronavírus pode impactar a indústria via insumos importados e pela desaceleração do comércio global. A Pesquisa Industrial Mensal – Produção Física (PIM-PF) apresentou um avanço de 0,9% na leitura de janeiro em comparação com dezembro.

O crescimento do setor foi puxado pela produção de máquinas e equipamentos e veículos automotores. As projeções de analistas do mercado era de um avanço de 0,7% no mês.

“A princípio, os resultados não parecem ter efeito disso [coronavírus]. Sabemos que pode trazer consequências para a parte dos insumos para abastecer a produção de bens finais domésticos, além do impacto sobre o comércio internacional. Mas não temos ideia se isso vai aparecer já nos indicadores de fevereiro, a serem divulgados em abril”, afirmou Macedo.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

O gerente salientou que as atualizações sobre a epidemia indicam problemas de insumos em setores como farmacêutico e de eletroeletrônicos. “Setores estão se movimentando sobre quais empresas têm sido influenciada. Pesquisas qualitativas estão buscando isso”.

IBGE mantém moderação na análise

Macedo afirmou, apesar dos números terem vindo acima da expectativa, que os números precisam ser vistos com cuidados. Segundo ele, isso é dado por conta da base de comparação baixa, e o resultado ainda negativo em 0,5% da média móvel trimestral.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-3.png

“O crescimento ocorre após o setor ter desacelerado no fim do ano passado. Então, precisa ser relativizado por ter uma base de comparação depreciada. É preciso ter cautela, o resultado não é definidor de uma trajetória do setor”, afirmou o gerente na entrevista coletiva.

Macedo ressaltou que o baixo desempenho em novembro e dezembro de 2019 fez com que o resultado positivo de janeiro tenha sido reflexo dessa base comparativa. De acordo com o IBGE, 17 das 24 atividades da indústria cresceram em janeiro em comparação com o mês anterior.

Atualizações sobre o coronavírus

Na última segunda-feira (9), Giuseppe Conte, primeiro-ministro da Itália, impôs restrições de circulação em todo território nacional na tentativa de conter a epidemia do coronavírus.

A Itália é, atualmente, o país fora da Ásia com mais casos de confirmados da doença. As medidas entrarão em vigor nesta terça-feira e quem precisar descumprir alguma das novas normas, como transitar entre cidades, deverá apresentar documentos que justifiquem a quebra das restrições.

Além disso, a Itália também é o país europeu que mais registrou casos da epidemia, com pelo menos 7,37 mil. Todos os 27 países da União Europeia (UE) já apresentaram ao menos um caso confirmado do coronavírus.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião