Coronavírus: União Química assina acordo para produzir vacina russa

A empresa farmacêutica brasileira União Química fechou um acordo com o Fundo Russo de Investimento Direto (RDIF) para poder produzir, a partir da segunda parte de novembro, a vacina contra o novo coronavírus (Covid-19), nomeada de Sputnik V. O anuncio foi feito nessa sexta-feira (23)

Vale destacar que essa vacina de Covid-19 está sendo desenvolvida pelo Instituto de Pesquisa Gamaleya, mas está sendo comercializada pelo Fundo Russo de Investimento Direto.

Além disso, foi firmado um acordo de confidencialidade, o que implica que a União Química não pode fornecer detalhes técnicos ou científicos sobre o imunizante russo.

Suno One: acesse gratuitamente eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas sobre investimentos com um único cadastro. Clique para saber mais!

No entanto, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), ainda precisa aprovar a produção do imunizante.

Rússia aprova a segunda vacina do país contra o coronavírus

A Rússia aprovou, há cerca de 10 dias, a segunda vacina do país contra o novo coronavírus . A “EpiVacCorona“, como é conhecida, foi desenvolvida pelo Instituto Vector.

“Gostaria de parabenizar os cientistas, todos os funcionários do Instituto Vector de Novosibirisk, por este sucesso. Esta é, sem dúvida, uma tarefa muito importante que vocês, queridos amigos, resolveram com sucesso”, disso presidente da Rússia Vladmir Putin.

“Precisamos aumentar a produção da primeira e da segunda vacina. Estamos a cooperar com nossos parceiros estrangeiros e divulgaremos nossa vacina no exterior”, disse Putin. Além disso, o mandatário informou que há mais uma vacina da Rússia sendo estudada. “Pelo que eu sei, temos uma terceira vacina a caminho: a do Centro Chumakov, da Academia Russa de Ciências”.

De acordo com vice-primeira-ministra da Rúsia, Tatyana Golikova, os estudos clínicos da “EpiVacCorona” foram realizados em 100 voluntários até agora. A estimativa é de que sejam produzidas 60 mil doses “em um futuro próximo”.

Em agosto deste ano, a Rússia se tornou o primeiro país do mundo a conceder aprovação regulatória a uma vacina contra a Covid-19. A “Sputnik V“, como é conhecida, ainda não está em circulação geral.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião