Coronavírus: 57% da população brasileira está em isolamento

A startup de geolocalização In Loco informou nessa quarta-feira (1), após um levantamento, que cerca de 57% da população brasileira está em isolamento social devido a pandemia do novo coronavírus.

De acordo com a empresa, até agora, Florianópolis foi a capital brasileira com maior número de adeptos ao isolamento. A pesquisa indicou que 63% da população aderiu a medida indicada pelos governos para conter a propagação do coronavírus.

Para fazer esse levantamento, a startup analisou, aproximadamente 60 milhões de dispositivos móveis no Brasil. Além disso, desenvolveu um Índice de Isolamento Social que permite apurar a movimentação de pessoas em regiões demarcadas.

A ferramenta foi criada a pouco mais de uma semana e os governos já possuem acesso gratuito a ela. Entretanto, apenas 20 estados do Brasil são parceiros da empresa e recebem relatórios com estatísticas.

Bolsa em queda livre!? Aproveita as maiores oportunidades da bolsa brasileira com nosso acesso Suno Premium

com essas informações, algumas prefeituras enviam carros de bombeiros e até mesmo carros de som em locais com baixo índice de isolamento. A medida tem o objetivo de conscientizar a população sobre os perigos da doença.

Capitais que mais aderiram ao isolamento para conter coronavírus

As capitais brasileiras com o maior número de adeptos a reclusão são:

  • Florianópolis (63,2%);
  • Brasília (60,5%);
  • Porto Alegre (60,1%);
  • Recife (60%);
  • Fortaleza (59,5).

São Paulo ocupa a oitava posição no ranking com adesão de 57,7% da população, já o Rio de Janeiro está em décimo primeiro com 57,5%. A capital com menor número de pessoas isoladas é Boa Vista com apenas 49,4% da população participando.

Leia mais: Coronavírus: G7 discute “campanha de desinformação” chinesa

Além disso, os dados indicaram que a adesão ao isolamento aumentou no dia 21 de março, quando o governo indicou que serviços não essenciais deveriam parar temporariamente suas atividades.

Além disso, foi possível constatar que a fala do presidente, Jair Bolsonaro, incentivando o fim do isolamento não teve influencia nas porcentagens. Pelo contrário, após o pronunciamento, o número de pessoas que adotaram a medida de reclusão até aumentou em algumas localidades.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2022/12/Suno-Noticias_BannerB_1000x325.png

O sócio fundador da In Loco, André Ferraz  salientou que “A ideia foi aplicar nossa tecnologia de geolocalização para ajudar a orientar as autoridades e os governos a ter iniciativas mais assertivas na crise”.

Por fim, ele completou “É preocupante que os números no Brasil não estejam evoluindo. Cerca de 45% da população ainda resiste ao isolamento e isso coloca em risco a estratégia de contenção da pandemia [do Coronavírus]”.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião