Líder da Coreia do Norte visita a China para encontrar presidente

O líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, chegou à China nesta segunda-feira (07) para visita. O convite foi feito pelo presidente chinês, Xi Jinping. Jong-un deve ficar no país vizinho até a quinta-feira, segundo a agência Xinhua.

Este é o quarto encontro dos presidentes. A viagem acontece em meio aos rumores de negociações sobre um segundo encontro entre o líder da Coreia do Norte e o presidente dos EUA, Donald Trump.

Saiba mais – Coreia do Norte condena e responde às sanções dos EUA 

No ano passado, Jong-un foi à China três vezes para se encontrar com o líder norte-coreano: antes e depois dos encontros com Trump, e após a reunião com o presidente da Coreia do Sul, Moon Jae-in.

O jornal sul-coreano “Hankyoreh” publicou a viagem de Jong-un à Pequim na manhã de segunda-feira (domingo à noite em Brasília).

Mais tarde, a Imprensa internacional afirmou que um “trem especial” havia partido do território norte-coreano rumo à China.

Nova cúpula

A visita ocorre em meio às negociações para uma segunda cúpula entre Kim e Trump, com foco na desnuclearização da Península Coreana.

Em seu discurso de Ano Novo, o líder norte-coreano declarou estar pronto para rever o chefe da Casa Branca para que atinjam o objetivo comum.

Porém, alertou que poderia tomar um caminho alternativo caso o país não tivesse aliviadas as sanções.

Washington argumenta em favor da necessidade de maior progresso verificável na desnuclearização de Pyongyang antes de flexibilizar as sanções econômicas.

Saiba mais – Retrospectiva 2018: veja os principais eventos na política internacional 

Já a Coreia do Sul, aliada de Washington, aposta na integração econômica da Península coreana e no avanço da economia da Coreia do norte como caminhos para a paz.

Pouco progresso efetivo pode ser observado no acordo de desnuclearização. Assim, o encontro entre os presidentes da China e da Coreia do Norte deve relembrar os EUA da aliança histórica dos dois países.

Amanda Gushiken

Compartilhe sua opinião