Copom divulgará nova taxa de juros Selic hoje

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central definirá hoje, quarta-feira, a taxa básica de juros, a Selic. A reunião do grupo é a sexta deste ano e a decisão sobre a taxa será anunciada a partir das 18h.

Segundo consulta às instituições financeiras pelo próprio Banco Central, elas consideram que a taxa de juros deve permanecer em 6,5% ao ano, mantendo-se assim pela quarta vez seguida. O Copom opta por manter a Selic estável há três reuniões, após um ciclo de cortes que trouxe a taxa de juros ao menor nível histórico.

A taxa básica de juros é usada nas negociações de títulos públicos no Sistema Especial de Liquidação e Custódia (Selic) e serve como referência base para as demais taxas da economia, inclusive em fundos privados.

A redução dos juros básicos tende a reduzir o custo do crédito e incentivar a produção e o consumo. Os juros que chegam ao consumidor na hora de adquirir crédito, no entanto, não são diretamente proporcionais à Selic, pois ela representa apenas uma parte do custo de providenciar crédito, segundo o BC.

O Banco Central tem como principal alçada manter a inflação sob controle, e só deve reduzir a Selic quando acredita que os preços não correm risco de crescer descontroladamente com isso. Ao manter a taxa igual, o Copom sinaliza que acredita que as medidas tomadas até o momento são suficientes para manter a meta de inflação.

A meta de inflação para o ano de 2018 é de 4,5%, com limite inferior de 3% e superior de 6%. Para 2019, a meta é 4,25%, com tolerância entre 2,75% e 5,75%.

Daniel Quandt

Compartilhe sua opinião