Balanços da semana

Copom pode fazer corte de até 0,75 pp na Selic na próxima reunião

De acordo com a ata da última reunião do Comitê de Política Monetária (Copom), divulgada pelo Banco Central (BC) nesta terça-feira (12), poderá haver mais um corte na taxa básica de juros (Selic) na próxima reunião. Segundo informações da ata, este corte poderá ser de até 0,75 ponto percentual.

O Banco Central destacou na ata do Copom, entretanto, que as próximas decisões monetárias levarão bastante em consideração o andamento da pandemia do novo coronavírus (Covid-19).

Garanta acesso gratuito à eBooks, Minicursos, Artigos e Video Aulas com um único cadastro. Clique para saber mais.

“Para a próxima reunião, condicional ao cenário fiscal e à conjuntura econômica, o comitê considera um último ajuste, não maior do que o atual, para complementar o grau de estímulo necessário como reação às consequências econômicas da pandemia da covid-19”, informou a ata do Copom.

O BC também informou, no documento, que reconheceu “a importância de gradualismo na condução da política monetária para avalia a resposta dos preços de ativos financeiros”.

A ata do Copom ainda informa que o BC debateu a possível existência de um limite mínimo efetivo para a Selic. O Banco Central  também salientou suas perspectivas para a economia neste ano. O BC espera uma forte queda no PIB no primeiro semestre por causa dos efeitos da pandemia de coronavírus. Segundo a autoridade monetária, uma recuperação gradual deverá começar somente no terceiro trimestre.

Último corte da Selic pelo Copom

No dia 6 de maio, o Copom decidiu cortar a taxa básica de juros em 0,75%. Com o novo corte, a taxa caiu para 3% ao ano, tornando-se a nova mínima histórica.

A decisão de cortar a Selic foi realizada por unanimidade pelos membros do Copom. De acordo com o comunicado divulgado pelo BC, “o Comitê entende que, neste momento, a conjuntura econômica prescreve estímulo monetário extraordinariamente elevado, mas reforça que há potenciais limitações para o grau de ajuste adicional”.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião