Controlador da Centauro compra operação da Nike no Brasil

O grupo SBF, controlador da Centauro (CNTO3), adquiriu a operação da Nike no Brasil. O acordo foi fechado por R$ 900 milhões, segundo o comunicado divulgado nesta quinta-feira (6) pela companhia.

Com isso, o grupo dono da Centauro passará a ser o responsável pela distribuição, política comercial, gestão de lojas e vendas por 10 anos. O acordo, em que o prazo pode ser renovado, no entanto, não inclui direitos da Nike, como propriedade intelectual.

O acordo engloba a gestão do comércio eletrônico da companhia norte-americana no Brasil, além do controle de 24 unidades físicas Nike Factory e aproximadamente 15 lojas parceiras. O valor a ser desembolsado pela SBF inclui o capital de giro e todo o estoque da empresa.

Em entrevista ao jornal “Valor Econômico”, Pedro Zemel, diretor-presidente da SBF, afirmou que foram fechados dois contratos distintos, um envolve a aquisição e outro relativo à atividade local.

Com isso, segundo ele, o grupo planeja manter os negócios independentes, seguindo as regras de governança corporativa entre as atividades e a autonomia nas decisões. A sede da Nike em São Paulo continuará ativa.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Zemel, na entrevista ao “Valor Econômico”, ainda disse que haverá o pagamento de royalties à marca estadunidense. Durante os próximos cinco anos, o SBF poderá abrir lojas da Nike no Brasil. Da mesma forma que a operação, este prazo pode ser renovável.

Parte dos R$ 900 milhões são oriundas de linhas garantidas com Santander (SANB3), Itaú BBA e Bradesco BBI. O pagamento da transação será incluído no balanço da SBF no terceiro trimestre deste ano.

Em resposta à aquisição da maior marca esportiva do planeta, os papéis da Centauro abriram o pregão na B3 em alta nesta quinta-feira. Por volta das 12h, as ações ordinárias apresentavam uma valorização de 11,6%. Nos últimos 12 meses, as ações subiram 252,36%.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião