Congresso é reformista e presidente está enviando reformas, diz Guedes

O ministro da Economia, Paulo Guedes, expressou, nesta quarta-feira (23), otimismo ao falar sobre a recuperação da economia brasileira pós-pandemia do coronavírus (Covid-19), além de anunciar a elaboração de uma nova proposta da reforma tributária, destacando o perfil “reformista” do Congresso e ressaltando que o governo tem feito seu papel e enviado suas propostas de reformas ao Parlamento.

“O Congresso brasileiro é reformista. O presidente está dando apoio às reformas. Já mandou a administrativa, vamos mandar agora a tributária para fazer o acoplamento com as duas (propostas) que já estão na comissão mista e o Pacto Federativo também está entrando”, declarou Guedes.

O ministro da economia destacou que o Pacto Federativo é “a devolução dos orçamentos públicos à classe política brasileira” e que o governo está “costurando acordos” necessários para o envio da reforma e do relatório da PEC do Pacto Federativo, junto ao relator, senador Márcio Bittar (MDB-AC), “agora tem articulação política”, assegurou.

Conheça o Suno One, a central gratuita de informações da Suno para quem quer aprender a investir. Acesse clicando aqui.

Guedes informou ainda que a classe política “tem decisão”, destacando que as áreas de educação e saúde foram “protegidas”, em referências às medidas de combate à pandemia do Covid-19 e a aprovação do novo Fundeb.

“Avançamos em várias reformas, saneamento, gás natural, estamos com uma agenda de setor elétrico, privatização dos Correios, gás natural. Então, nós estamos seguindo o que tinha sido combinado antes”, finalizou.

Queda do PIB em 2020 será menor do que esperada, segundo Guedes

O atual ministro da Economia, Paulo Guedes, declarou nessa quarta-feira (9) que projeta um resumo menor do que o esperado para o Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil esse ano. O ministro ainda lembrou que dados atuais apontam que a atividade econômica está se recuperando mais rápido do que ele previa. A informação foi divulgada enquanto Guedes participava de um evento virtual do banco de investimentos Credit Suisse.

Saiba Mais: Queda do PIB em 2020 será menor do que esperada, segundo Guedes

Durante o evento dessa quarta-feira, Guedes comentou sobre as previsões para a queda do PIB no início da pandemia do novo coronavírus (Covid-19), e apontou que caíram pela metade. Atualmente estão na faixa de 4% a 5%. Segundo ele, “vai ser menos do que isso. Estamos dando a volta por cima”.

Vale destacar que a estimativa oficial do Ministério da Economia para o PIB brasileiro é para uma queda de 4,7% nesse ano, informou Guedes. Entretanto, o atual secretário especial de Fazenda, Waldery Rodrigues, destacou na última semana que essa estimativa será revisada nesse mês. De acordo com Rodrigues, “todos os dados que temos indicam que o pior já passou”.

Com informações do Estadão Conteúdo

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Rafaela La Regina

Compartilhe sua opinião