Confiança da indústria deve ter boa recuperação em junho, aponta FGV

A confiança da indústria no Brasil deverá mostrar uma forte recuperação no mês de junho, de acordo com uma publicação feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (22). Isso deverá acontecer porque a percepção dos empresários sobre o atual momento melhorou, devido as medidas de relaxamento das restrições adotadas recentemente no País.

A Fundação Getulio Vargas informou que a prévia da Sondagem da Indústria mostra que o Índice de Confiança da Indústria (ICI) deverá ter alta de 15,2 pontos em junho ante o mês de maio, para 76,6 pontos. Se o resultado for confirmado no consolidado de junho, será a maior variação positiva, entre um mês e outro, já registrada.

“O avanço da confiança em junho é resultado da melhora da avaliação dos empresários em relação ao presente e, principalmente, para os próximos três e seis meses”, afirmou, em nota, a FGV.

No Suno One você aprende a fazer seu dinheiro trabalhar para você. Cadastre-se gratuitamente agora!

O Índice de Expectativas deve aumentar 20,6 pontos, para 75,5 pontos. Este índice mostra a confiança dos empresários sobre o futuro da indústria, que aumentou devido a diminuição das restrições pelos governos de diversos estados.

Para obter a prévia dos resultados da Sondagem da Indústria, são consultadas 782 empresas entre os dias 1 e 18 de junho. O resultado final da pesquisa será divulgado no dia 29 de junho.

Veja também: Boletim Focus prevê queda menor no PIB deste ano

Em maio, o Índice de Confiança da Indústria (ICI) da Fundação Getúlio Vargas cresceu 3,2 pontos, passando de 58,2 pontos (mínimo da série) para 61,4 pontos, o segundo menor valor da série. A recuperação com esse resultado foi de apenas 7,4% da perda de 43,2 pontos observada entre fevereiro e abril de 2020. Dez dos 19 segmentos industriais pesquisados pela FGV registraram aumento da confiança em maio.

Juliano Passaro

Compartilhe sua opinião