Confiança empresarial sobe 0,1 ponto em setembro e retorna a nível médio do 4T18

O Índice de Confiança Empresarial (ICE) da Fundação Getúlio Vargas (FGV), divulgado nesta terça-feira (1°), indicou uma elevação de 0,1 ponto em setembro, alcançando 94,1 pontos.

O indicador aponta que na média do terceiro trimestre, a confiança empresarial cresceu 1,2 ponto em relação ao trimestre anterior, retornando ao nível médio do quarto trimestre de 2018.

“A confiança empresarial ficou estável em setembro, refletindo uma percepção ainda desfavorável com relação à situação corrente dos negócio e otimismo moderado com a perspectiva de melhora ao longo dos próximos meses”, disse o Superintende de Estatísticas Públicas da FGV, Aloisio Campelo Jr.

Setores de confiança empresarial

O Índice de Confiança Empresarial avalia os seguintes setores:

  • Indústria
  • Serviços
  • Comércio e Construção

Além disso, o ICE consolida dois índices:

  • Índice de Situação Atual (ISA-E)
  • Índice de Expectativas (IE-E)

O ISA-E ficou estável em setembro, em 91,1 pontos, enquanto o IE-E subiu 0,6 ponto, para 101,6 pontos. Na média do terceiro trimestre, o indicador que retrata a percepção atual subiu 0,8 ponto em relação ao trimestre anterior. Já o índice que retrata as expectativas do empresariado para os próximos meses, avançou 2,7 ponto na mesma métrica.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/10/14b3a067-relatorio-oi-2.0.png

“Além de registrar recuo da confiança no terceiro trimestre, a indústria é o segmento com menor grau de otimismo em setembro. Isso ocorre de uma combinação de fatores tanto internos, como o ritmo lento de crescimento da demanda, provocando acúmulo de estoques, quanto externos, como as dificuldades que vem enfrentando a Argentina e a possibilidade de uma desaceleração mais forte da economia mundial em 2020”, disse Campelo Jr.

Confiança do empresário fica estável após três meses de alta, diz CNI

De acordo com o relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI) o Índice de Confiança do Empresário Industria (ICEI) permaneceu inalterado em 59,4 pontos na passagem de agosto para setembro.

Saiba Mais: Confiança do empresário fica estável após três meses de alta, diz CNI

Trata-se de uma interrupção de uma sequência de três meses consecutivos de alta. Os indicadores da confiança do empresário da pesquisa variam de 0 a 100, quando estão acima dos 50 pontos demonstra que os empresários estão confiantes.

De acordo com o Superintende os setores que integram o Índice de Confiança Empresarial tende à estabilização ao final do terceiro trimestre.

Tags
Poliana Santos

Compartilhe sua opinião