Confiança do empresário sobe 0,5 ponto em julho, diz CNI

O Índice de Confiança do Empresário Industrial (ICEI) subiu 0,5 ponto percentual em julho comparado junho, segundo relatório da Confederação Nacional da Indústria (CNI). Dessa forma o índice, que vai de 0 a 100, chegou a 57,4 pontos.

Esse é o segundo aumento seguido da confiança do empresário em 2019. Nos último dois meses o índice acumulou uma alta de 0,9 ponto percentual.

A nova marca alcançada pelo ICEI no mês de julho, mostra que o índice ficou 2,9 pontos acima da média história de 54,5 pontos. Além disso, ficou 7,2 pontos acima do registrado em julho de 2018. No entanto, o mesmo período do ano anterior foi afetado pela greve dos caminhoneiros.

Confiança do empresário sobe 0,5 ponto em julho, diz CNI
Confiança sobe 0,5 ponto percentual e atinge os 57,4 pontos (Fonte: CNI)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Condições atuais x expectativas

Em julho, dois componentes do índice tiveram resultados opostos. O índice de Condições Atuais recuou 0,6 ponto, seguindo abaixo da linha divisória (50 pontos) e anotando 47 pontos.

Confiança do empresário sobe 0,5 ponto em julho, diz CNI
Índice de Condições Atuais recua 0,6 ponto percentual entre junho e julho deste ano (Fonte: CNI)

Enquanto isso, o índice de Expectativas subia 0,4 ponto percentual e somava 62,1 pontos, ficando acima da linha divisória.

Confiança do empresário sobe 0,5 ponto em julho, diz CNI
Índice de Expectativas sobe 0,4 ponto percentual entre junho e julho deste ano (Fonte: CNI)

Dessa forma, o relatório da CNI aponta que o aumento da confiança dos empresários na verdade se deve ao otimismo para os próximo seis meses.

Leia também: Monitor do PIB aponta que a economia brasileira cresceu 0,5% em maio

Confiança por porte da empresa

Indo na contramão do índice, a confiança por parte dos empresários de pequenas empresas caiu. O recuo foi de 0,4 ponto em relação a junho. Dessa forma o índice anotou 55,4 pontos neste mês.

Enquanto isso, a confiança de de empresários de médias e grandes empresa cresceu. Entre junho e julho a alta da confiança do médios empresários foi de 0,8 ponto percentual e de grandes empresários foi de 0,6 ponto.

No entanto, assim como o índice geral, a alta da confiança de médias e grandes empresas se deu por conta do otimismo futuro.

Confiança do empresário sobe 0,5 ponto em julho, diz CNI
Alta na comparação anual se deve a greve dos caminhoneiros em 2018 (Fonte: CNI)

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Confiança por setor

Entre os setores industriais, o único que registrou queda na confiança do empresário foi o setor de transformação. Entre junho e julho deste ano o recuo foi de 0,2%. Entretanto, os setores de extrativa e construção apresentaram alta no período, subindo 4 pontos e 1,7 ponto, respectivamente.

Confiança do empresário sobe 0,5 ponto em julho, diz CNI
Setor de “Extrativa” é destaque com alta de 4 pontos entre junho e julho deste ano (Fonte: CNI)
Tags
Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião