Economia

Confiança do consumidor atinge maior nível em 4 anos

0

A confiança do consumidor atingiu o maior nível em 4 anos. A divulgação do índice foi feita pela Fundação Getúlio Vargas (FGV) nesta segunda-feira (26).

Em novembro deste ano, o índice da confiança do consumidor subiu 7,1 pontos, atingindo a marca total de 93,2 pontos. Este é o segundo avanço consecutivo, somando 11,1 pontos entre outubro e novembro.

Saiba mais – Boletim Focus reduz previsão para a inflação deste ano

Já o índice de expectativas ganhou 9,8 pontos em novembro. No acumulado do ano, a pontuação é de 106,4.

“Depois de um período de desconfiança, os consumidores voltam a ficar otimistas em relação às perspectivas econômicas do país, às finanças familiares e ao emprego. Mas além de se mostrar ‘esperançoso’, o consumidor já se mostra menos insatisfeitos com o presente”, disse Viviane Seda Bittencourt, coordenadora da pesquisa realizada pela FGV.

Saiba mais – Ministro da Secretaria de Governo é anunciado por Bolsonaro

O avanço da confiança do consumidor, segundo Viviane, foi influenciado pela redução da incerteza política. Esta redução ocorreu através da eleição presidencial do país, que elegeu Jair Bolsonaro (PSL).

Compartilhe a sua opinião

Amanda Gushiken
Amanda Sayuri Gushiken escreve sobre finanças e negócios para o portal Suno Notícias. Antes, trabalhou selecionando notícias da imprensa para clientes do mercado financeiro. Também desenvolveu pesquisa acadêmica pela Universidade Anhembi Morumbi na área de Teorias da Comunicação e é fotógrafa nas horas vagas.