Companhias aéreas mudam rotas para evitar região do Irã

As grandes companhias aéreas internacional estão modificando suas rotas para evitar a região do Estreito de Ormuz. As empresas não querem sobrevoar a área por causa do aumento das tensões entre os Estados Unidos e o Irã.

Saiba mais: Petróleo fecha em forte alta por causa das tensões entre EUA e Irã 

Os militares iranianos derrubaram um drone norte-americano na madrugada da última quinta-feira (22). Os EUA acusaram a República Islâmica de ter atacado o velívolo enquanto sobrevoava águas internacionais. Por outro lado, o Irã afirmou que a aeronave tinha invadido seu espaço aéreo de maneira desautorizada.

EUA alertaram as aéreas

O governo dos Estados Unidos alertou as companhias aéreas que aviões comerciais poderiam ser atacados por engano se sobrevoassem a região. Por isso, a Qantas, British Airways, KLM e Lufthansa já estão seguindo a orientação e mudaram de rota.

As tensões entre Washington e Teerã aumentaram na madrugada desta sexta-feira (21). O presidente americano, Donald Trump, autorizou um ataque contra o Irã, recuando poucos minutos antes do início dos bombardeios.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Por sua vez, o comandante da Guarda Revolucionária da República Islâmica, general Hossein Salami, declarou que o país não tem “qualquer intenção de guerra”. Entretanto, segundo o militar, o Irã está “totalmente pronto para a guerra”.

Preço do petróleo nas alturas

O abatimento do drone norte-americano por parte dos iranianos e a possível resposta militar de Washington geram temores de um possível fechamento do Estreito de Ormuz. A artéria naval é fundamental para o fornecimento petrolífero mundial, já que é atravessada por 25% do total de petróleo produzido no planeta.

Saiba mais: Petróleo opera em alta; Tensões entre EUA e Irã aumentam

Por isso, as cotações internacionais do petróleo estão subindo sensivelmente. Na última quinta-feira (20), o petróleo Brent – usado como referência pela Petrobras – fechou com uma alta de 4,4% sendo negociado a US$ 64,50. Nesta sexta-feira (21) o barril do Brent registrava uma alta de 0,2% sendo cotado a R$ 65,33.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240_TEXTO_CTA_A_V10.jpg

Na semana passada, os EUA acusaram os iranianos de atacar dois navios petroleiros que navegavam na região. Por sua vez, o Irã informou que na próxima semana seu estoque de urânio enriquecido irá ultrapassar os limites estabelecidos pelo acordo nuclear assinado com uma série de países, entre os quais os Estados Unidos. Entretanto, o presidente Trump decidiu retirar os EUA do acordo

Carlo Cauti

Compartilhe sua opinião