A Gol (GOLL4) corta 35% do salário de seus funcionários

A Gol (GOLL4) informou nessa quinta-feira (19), que reduzirá em 35% o salário dos funcionários, assim como a carga horária para colaboradores, para conter os efeitos negativos do coronavírus.

A Gol anunciou que a redução dos salários e benefícios dos seus diretores, vice-presidentes e do seu Diretor Executivo, será de 40%, já a redução salarial dos demais colaboradores será de 35%, e valerá até o mês de junho.

A companhia aérea também informou que vai adiar o pagamento do Programa de Participação nos Lucros e Resultados (PLR), do ano passado para o mês de agosto desse ano.

Gol permite que seus funcionários façam ‘home office’

Outra medida que a empresa tomou para lutar contra os efeitos da atual pandemia é a abertura para que seus funcionários trabalhem de casa quando possível.

A Empresa ainda destacou “mais uma vez, a Companhia ressalta que todos esses movimentos são feitos com as informações atualmente disponíveis, e que futuras revisões não estão descartadas”.

Outras companhias aéreas como a Azul (AZUL4) e a Latam, também anunciaram medidas para conter a atual crise.

Saiba mais: Gol (GOLL4) suspende todos os voos internacionais

Azul também reduzirá os salários de seus colaboradores em 25%, e informou que a contratação de novos funcionários será suspensa. E assim como a Gol, a empresa adiará o pagamento do PRL.

A azul ainda anunciou que um auxilio governamental seria útil, levando em consideração o tamanho da empresa, a quantidade de impostos que paga ao governo e a quantidade de empregos que gera. Contudo, a Companhia já está buscando auxilio dos bancos.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2020/11/6781be37-black-fase-02-conteudo-2.png

Já a Latam informou que seus voos serão reduzidos em 70%, devido a medida de fechamento das fronteiras impostas por alguns países. Entretanto, salientou que se as restrições de viagem continuarem, a empresa será forçada a diminuir ainda mais as operações.

O presidente da Azul Linhas Aéreas, John Rodgerson, informou “esse cenário pode impactar o recebimento de aeronaves da Embraer. Pode cair o número de novas aeronaves. Mas se a crise se agravar, pode ser suspenso o recebimento dos aviões este ano”.

As medidas tomadas pelas empresas tem o objetivo de protegê-las financeiramente contra essa crise.

Na última segunda-feira (16), a Gol já havia anunciado que reduziria sua capacidade total em aproximadamente 60-70%. Entretanto na última terça-feira (17), a companhia aérea  informou que suspenderia os voos internacionais.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião