Colgate retira suposto causador de cancro de suas pastas de dentes

A Colgate Palmolive retirou o triclosan da versão de creme dental Colgate Total.

De acordo com a Colgate, a suspeita é de que o triclosan, que já havia sido retirado de sabonetes, seja o elemento químico que provoca cancro.

Colgate sobre o triclosan

O triclosan foi mantido por muito tempo nas pastas de dentes da empresa. A Colgate afirma que o Food Drug Admnistration (FDA, autoridade farmacêutica americana) aprovou o uso do químico.

“Os comitês científicos independentes da Comissão Europeia avaliaram o triclosan várias vezes e concluíram que este é um componente seguro para uma pasta dentífrica”, afirmou a Colgate.

Além disso, a empresa informou que o produto ajudava na saúde bucal. “O uso de triclosan em pastas de dentes é seguro e foi reconhecido que a Colgate Total proporciona um benefício importante na saúde bucal”.

Saiba mais: Ericsson deve ampliar fábrica no Brasil

Saiba mais: Ford omite informações financeiras e decepciona investidores

Ativistas da saúde

As suspeitas sobre o triclosan começaram a existir em 2000, três anos depois da empresa conseguir aprovação da autoridade farmacêutica.

Alguns ativistas relacionados a área da saúde e também da FDA, alertavam sobre a ligação entre o elemento químico e o cancro. Além disso, a relação entre o triclosan e problemas de tireoide ou o aumento da resistência de bactérias em relação a antibióticos.

Entretanto, o componente foi retirado dos sabonetes da companhia em 2011. De acordo com a empresa, o químico foi retirado por conta de uma busca por fórmulas mais eficazes e também por mudanças no comportamento dos consumidores.

Colgate no mercado

No entanto, a nova versão de Colgate Total poderá ser consumida no final deste mês.

A pasta de dentes Colgate é uma das líderes de mercado no setor. No entanto, a companhia possui uma receita anual de cerca de 2,6 milhões de euros

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião