Cogna confirma IPO da Vasta Educação nos EUA

A Cogna, controladora da Kroton, confirmou nesta sexta-feira (22) que avalia realizar a oferta pública inicial de ações (IPO) da Vasta Educação nos Estados Unidos.

A subsidiária da Cogna presta serviços para escolas e é dona dos sistemas de ensino Anglo e das editoras Saraiva, Ática e Scipione. Segundo o jornal “Valor Econômico”, o IPO deve ser realizado no início de 2020 na Nasdaq, o que levantaria cerca de R$ 1,5 bilhão.

Black Friday Suno – pague 2 anos e leve 3 nas principais assinaturas da Suno Research

A holding informou que contratou assessores financeiros para assessorá-la em todo o processo para a oferta. “Estão sendo realizados, ainda, atos preparatórios para a reorganização societária que pretende segregar os negócios para uma única holding controlada pela companhia. Tal holding será o veículo da oferta”, informa o comunicado da Cogna.

De acordo com o jornal “Brazil Journal”, os bancos escolhidos para participarem da oferta são:

  • Goldman Sachs
  • Morgan Stanley
  • Itaú BBA
  • Bank of America

Segundo analistas do mercado, a possibilidade da abertura de capital da Vasta não é uma surpresa, já que a companhia havia anunciado que estudava alternativas à companhia.

Cogna estuda alternativas para a Vasta

Desde o começo do ano, a holding, liderada por Rodrigo Galindo, vem buscando alternativas para capitalizar o negócio da Vasta Educação.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-4.png

Inicialmente, a prioridade era aguardar suas ações listadas na Bolsa de Valores de São Paulo (B3) se valorizarem com a compra da Somos, o que não se confirmou. Simultaneamente, os papéis da concorrente Arco Educação, listadas na Bolsa de Valores de Nova Iork (NYSE) subiram 143% desde o seu IPO, em setembro de 2018.

No final de setembro, a Vasta possuía 1,2 milhão de alunos de colégios privados estudando com seus materiais didáticos. A expectativa é de que, em 2020, a receita da companhia seja de R$ 1 bilhão.

Confira: Cogna, holding da Kroton, apresenta queda de 94% no lucro líquido

Em outubro, Galindo anunciou mudanças estruturais na empresa que, até o momento, era denominada Kroton. Foi criada a holding com quatro subsidiárias, sendo elas:

  • Kroton
  • Saber
  • Vasta Educação
  • Platos

Além disso, a Cogna também estabeleceu um braço de venture capital focado em startups de educação.

Jader Lazarini

Compartilhe sua opinião