Coaf será transferido para o BC, confirma porta-voz da Presidência

Nesta segunda-feira (19), o porta-voz da Presidência, Otávio do Rêgo Barros, confirmou que o Conselho de Controle de Atividades Financeiras (Coaf) será transferido para o Banco Central. Atualmente, o Conselho se encontra no Ministério da Economia.

Segundo o jornal Valor Econômico, fontes do Palácio do Planalto informaram que a medida provisória para transferência do Coaf será publicada nesta terça-feira (20).

“[A transferência do Coaf] será por meio de MP […] O Coaf estará sob o guarda-chuva do BC transformando-se em uma unidade de inteligência financeira, gerenciada por funcionários desse órgão”, informou o porta-voz da Presidência.

Vetos em lei de abuso de autoridade

Além disso, Rêgo Barros afirmou que o presidente Jair Bolsonaro, vetará alguns pontos da lei de abuso de autoridade. A lei em questão já foi aprovada pelo Congresso na semana passada.

Os vetos foram tema da reunião que ocorreu nesta segunda entre o ministro da Justiça e Segurança Pública, Sérgio Moro, e Jair Bolsonaro.

Bolsonaro diz que quer vincular Coaf ao BC para acabar com jogo político

Na última sexta-feira (9) o presidente Jair Bolsonaro já havia declarado que o Coaf poderia ser transferido para o Banco Central. O órgão atua em vínculo com o Ministério da Economia, atualmente.

“O que nós pretendemos é tirar o Coaf do jogo político”, disse Bolsonaro. “Vincular ao Banco Central, aí acaba (jogo político)”, assegurou o presidente.

O presidente da República fez a declaração ao lado do ministro da Justiça, Sergio Moro. Na agenda oficial do líder do executivo, o encontro com o ministro não estava marcado.

Saiba mais: Bolsonaro diz que quer vincular Coaf ao Banco Central para acabar com jogo político

“Tudo o que tem política, mesmo sendo bem intencionado, sempre sofre pressões. A gente quer evitar isso aí”, disse o mandatário. “O Coaf, porventura caso vá para o Banco Central, vai fazer o seu trabalho sem qualquer suspeição de favorecimento político”, destacou Bolsonaro.

Rafael Lara

Compartilhe sua opinião