Setor de turismo brasileiro perde R$ 2,2 bi com coronavírus

O setor de turismo do Brasil perdeu R$ 2,2 bilhões, de acordo com a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviço e Turismo (CNC), por causa da crise do coronavírus.

Como medida de proteção contra o coronavírus, alguns governos decretaram fechamento de fronteiras e algumas companhias aéreas até cancelaram voos internacionais.

Desse modo, o setor de turismo brasileiro viu sua receita cair 16,7%, na primeira metade do mês de março, quando comparada com a mesma época do ano anterior.

A Divisão Econômica da CNC informou em relatório “para cada aumento diário de 10% no número de novos casos, houve uma retração de 3,5% no fluxo de passageiros em relação ao dia anterior.”

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-2-1.png

A CNC ainda informou que analisando casos passados, a cada 10% de queda no volume de receitas, a empregabilidade na área de turismo cai também em 2%.

Medidas contra o Coronavírus prejudicam setores de turismo

“As restrições impostas pelo protocolo de ação em nível global para frear o ritmo de expansão do vírus e o fechamento das fronteiras a estrangeiros em diversos países atingiram em cheio o deslocamento de passageiros no Brasil e no mundo. A despeito de medidas econômicas emergenciais adotadas mundo afora para mitigar os efeitos da pandemia, tanto no Brasil quanto no exterior o fluxo de passageiros tende a impor severas perdas ao turismo”. informou a Confederação Nacional de Comércio de Bens, Serviço e Turismo.

Saiba mais: Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo

Nessa quinta-feira (19) o Governo Federal brasileiro determinou determinou o fechamento das fronteiras do país com países vizinhos da América do Sul, por causa da pandemia do coronavírus.

Já última quarta-feira (18) o Presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, também anunciou que fecharia a fronteira do país com o Canadá, para viagens não essenciais.

Contudo, de acordo com o mandatário, o comércio entre os países não deve ser afetado.

Em entrevista à “CNN”, um dos funcionários do governo de Trump anunciou que o acordo em conjunto significa os esforços dos EUA e do Canadá em conter a disseminação do novo coronavírus.

Laura Moutinho

Compartilhe sua opinião