Presidente da Claro diz que Brasil “seria um inferno” se adotasse barreira contra Huawei

O presidente da Claro Brasil, José Félix, disse nesta terça-feira (21) que o Brasil viraria um “inferno” se adotasse medidas restritivas contra a Huawei. Na última quarta-feira (15), o presidente Donald Trump anunciou que a empresa chinesa entrou em uma “lista negra” que proíbe a companhia de comprar produtos americanos.

“Seria um verdadeiro inferno se o governo resolvesse adotar qualquer ideia nesse sentido”, disse. A afirmação ocorreu durante a 63ª Edição do Painel Telebrasil. Ele falou ainda que a Claro Brasil está investindo em equipamentos produzidos pela Huawei. “Quem é que vai pagar esse custo que fatalmente existiria?”, questionou.

Saiba mais: Google suspende negócios com Huawei após lista negra de Trump

O presidente da Claro ressaltou que a operadora compra equipamentos da companhia chinesa desde as primeiras redes de serviço de telefonia móvel. “Já fizemos o investimento e estamos fazendo investimento na Huawei. Então, em toda essa rede de 2G, 3G, 4G e 4, 5G tem Huawei lá dentro”, afirmou.

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2023/03/1420x240-Planilha-controle-de-gastos.png

Para Félix, o Brasil precisa ter consciência dos riscos de entrar em uma briga envolvendo os Estados Unidos e a China.

“Eu acho inimaginável, num país como o nosso, um país pobre, onde está se dizendo que se fez um investimento com tanta dificuldade nas redes e tanto ainda tem para fazer, que se pense em substituição da rede de um fabricante. Essa não é uma conversa para nós, mas para o Reino Unido, o Japão, os Estados Unidos. Deixa os caras lá, e nós ficamos quietos fazendo a nossa parte”, afirmou.

Huawei e o Brasil

A Huawei declarou na última segunda-feira (20) que a prestação de serviços para operadoras (carriers) não deverá ser prejudicada pelo banimento do governo dos Estados Unidos.

No Brasil, a Huawei é uma das três maiores vendedoras de equipamentos e sistemas de telecomunicações, junto com a Cisco, a Ericsson e a Nokia. Apesar das restrições aos componentes americanos, a chinesa afirmou que as operações não serão prejudicadas.

Saiba mais: Trump atinge Huawei; China critica e diz que vai proteger suas empresas

“Os serviços prestados pela companhia no país para operadoras e empresas não serão afetados. A performance da Huawei Brasil no setor de TIC é bastante sólida e a empresa tem orgulho de fazer parte da história do desenvolvimento das telecomunicações brasileiras”.

Renan Dantas

Compartilhe sua opinião