Dois ‘circuit breaker’ na mesma semana não ocorriam há 11 anos

O Ibovespa registrou nesta quarta-feira (11) um circuit breaker, quando as negociações são suspensas após o índice cair mais de 10%, pela segunda vez na mesma semana. Na segunda-feira (9), a bolsa de valores de São Paulo (B3) já havia acionado o mesmo mecanismo – o que não ocorria há 11 anos.

Duas suspensões dessa na mesma semana é algo raro no mercado. A última vez que o principal índice acionário brasileiro suspendeu as negociações por duas vezes na mesma semana foi em 2008.

Nos dias 06 e 10 de outubro daquele ano, o principal índice da B3 caiu mais de 10% nesses dois períodos distintos. Dessa forma, as negociações foram suspensas por 30 minutos em cada dia para que o ânimo dos operadores do mercado se acalmassem.

Coronavírus e Mercado Financeiro | Saiba quais oportunidades você pode estar perdendo com nossas análises exclusivas.

À época, a economia global sentia os efeitos da chamada “crise do Subprime”, desencadeando uma queda nas bolsas do mundo todo. Dessa forma, o circuit breaker foi acionado por duas vezes na mesma semana em outubro de 2008.

​O circuit breaker é acionado quando o Ibovespa cai mais de 10%, e o pregão é suspenso por 30 minutos. Se a queda continuar e chegar até 15%, o pregão é suspenso por mais uma hora.

Se quando voltar a operar a queda chega até 20%, os negócios são suspensos por um dia, ou até por um prazo maior decidido pela bolsa de valores. Entretanto, na última meia hora de pregão as negociações acontecerão de qualquer forma, mesmo com circuit breaker.

Saiba mais: Circuit breaker: saiba o que é o mecanismo acionado pela B3

Circuit breaker ocorre após OMS declarar pandemia

O segundo circuit breaker do Ibovespa na mesma semana ocorreu após a OMS declarar o coronavírus uma pandemia.

O diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, tinha afirmado na semana passada que os epidemiologistas da organização estavam monitorando constantemente o desenvolvimento do coronavírus (covid-19).

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/04/1420x240-Banner-Home-1.png

Segundo a organização internacional, atualmente há mais de 118 mil casos em 114 países, com 4.291 pessoas que já morreram por causa da epidemia.

O termo pandemia é utilizado para descrever ocasiões em que a doença ameaça milhares de indivíduos de forma simultânea no mundo inteiro, e avança de uma forma acelerada. O exemplo mais recente é o caso da gripe suína (H1N1), ocorrida em 2009.

Diferentemente do que havia sido informado, a última vez que duas suspensões das negociações, o chamado circuit breaker, ocorreu foi em 2008 e não em 1999, conforme noticiado anteriormente. O texto foi corrigido.

Vinicius Pereira

Compartilhe sua opinião