Em meio à guerra das maquininhas, Cielo aumenta participação no mercado para 41%

A Cielo aumentou sua participação no mercado de pagamentos para 41,8% no primeiro trimestre. Assim, o resultado divulgado nesta quarta-feira (22) é o primeiro positivo desde 2017. Com isso, avalia-se que a empresa conseguiu reagir à acirrada competição das concorrentes em meio à guerra das maquininhas.

A alta da participação da Cielo no mercado foi de 0,6% em relação aos três meses anteriores. O cálculo da participação de mercado considera os volumes financeiros das principais empresas do setor de pagamentos. Dessa forma, são elas:

https://files.sunoresearch.com.br/n/uploads/2024/03/1420x240-Banner-Home-3.png

  • Cielo;
  • Rede, do Itaú Unibanco;
  • GetNet, do Santander Brasil;
  • PagSeguro; do UOL;
  • Stone;
  • Vero, do Banrisul.

Saiba Mais: PagSeguro lança banco digital em mais um capítulo da guerra das maquininhas; entenda

Assim, o volume financeiro da Cielo no primeiro trimestre de 2019 foi de R$ 156 bilhões. Desse total, 65% foram oriundos de grandes estabelecimentos, porém, a empresa informa que busca essa participação também dos clientes menores.

Das principais rivais da Cielo, a Rede e a GetNet perderam market share no período. Em contrapartida, a PagSeguro e a Stone ganharam.

Entenda a “guerra das maquininhas”

A forte movimentação no setor de máquinas de cartão voltou quando a Rede, do Itaú, anunciou a isenção da taxa de antecipação. Com isso, as rivais listadas nas bolsas brasileira e americana viram suas ações despencarem.

Saiba Mais: Guerra das maquininhas: com “Vendeu, recebeu” Cielo reage à concorrência

Dessa forma, o anúncio da Rede foi seguido de várias manifestações das concorrentes. Por isso, muitas também abriram mão da taxa de antecipação, além de lançarem pagamentos instantâneos.  No mesmo sentido, as empresas de maquininhas partiram para o lançamento de aplicativos que permitem uma nova forma de pagamentos.

A Rede, do Itaú, lançou o “Iti”, um aplicativo que permite realizar pagamentos sem maquininhas ou cartões. Assim, a plataforma permite operações financeiras 24 horas por dia. Além disso, o aplicativo funciona de maneira instantânea através de QR Codes. 

Em reação, a PagSeguro também lançou seu banco digital. A novidade da marca oferece conta, sistema de pagamentos via celular e não utiliza cartão. Por sua vez, para competir com as concorrentes, a Cielo criou o programa “vendeu, recebeu”.

Saiba Mais: Guerra das maquininhas: Rede nega acusações feitas pela Abipag

A proposta da Cielo é que o dinheiro caia na conta digital do comerciante no momento em que a compra for realizada. A possibilidade estará disponível para clientes a partir do dia 27 de maio.

Beatriz Oliveira

Compartilhe sua opinião