Ciberataques custaram US$ 12,5 bilhões para empresas em todo mundo

Os ciberataques à e-mails corporativos custaram aos cofres de empresas de todo mundo um montante de 12,5 bilhões de dólares nos último cinco anos, disse o relatório da Trend Micro, empresa especializada em segurança digital.

Só no ano passado, a previsão era que os gastos ultrapassassem a casa de nove milhões de dólar. Estas perdas são relacionadas a transações enganosas feitas pelos funcionários das empresas aos hackers.

Os ataques são direcionados, geralmente, a CEOs, ou administradores de alto escalão, que não necessitam de autorização prévia para realizar negociações online.

Os ataques acontecem utilizando engenharia social, e não computacional. Assim, os invasores se passam por colegas ou até mesmo familiares das vítimas.

Os especialistas afirmam que para não cair nos golpes, primeiramente é necessário manter a calma e não fazer as transações com urgência. Sempre que possível, contatar por telefone o indivíduo com quem a transação será feita.

O Facebook foi a última grande empresa a sofrer com ataques cibernéticos.

No total, foram mais de 1 milhão de contas atacadas nos últimos cinco anos, sendo que de grandes empresas, foram  houvera nove incidentes no último semestre. No primeiro semestre, por sua vez, foram 15.

Paulo Jaschke

Compartilhe sua opinião