China vai leiloar 100 bilhões de iuanes em títulos especiais

A China vai leiloar 100 bilhões de iaunes (R$ 72,6 bilhões) em títulos especiais do Tesouro na próxima quinta-feira (18). De acordo com a agência de notícias “Reuters”, esse leilão inicia uma emissão planejada de 1 trilhão de iuanes. A iniciativa do governo chinês tem como objetivo financiar a recuperação da economia do país que enfrenta a pandemia do novo coronavírus (covid-19).

O Ministério das Finanças da China informou nesta segunda-feira (15) que serão leiloados 50 bilhões de iuanes em títulos de cinco anos e outros 50 bilhões de iuanes em bônus de sete anos.

No mês passado, o país asiático havia anunciado 1 trilhão de iuanes em títulos especiais. Segundo fontes ouvidas pela agência, as vendas dos títulos serão concluídas até o final de julho. Cerca de 70% dos títulos especiais terão prazo de dez anos, e aproximadamente, 20% prazo de cinco anos, o restante será bônus de sete anos.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

PIB da China no 1T20

A economia da China se contraiu no primeiro trimestre de 2020. O Produto Interno Bruto (PIB) da segunda maior economia do mundo caiu 6,8% nos primeiros três meses do ano em comparação com o mesmo período em 2019.

Trata-se da primeira retração desde quando os resultados trimestrais começaram a ser divulgados, em 1992. No primeiro trimestre do ano passado, a China havia registrado um crescimento de 6%. A queda significativa em seu crescimento econômico é em razão da pandemia do novo coronavírus (covid-19).

Apesar de uma porcentagem expressiva, os economistas consultados pelo jornal norte-americano, “The Wall Street Journal”, estimavam uma queda de 8,3%. Em comparação com o último trimestre a economia ficou 9,8% menor.

A produção industrial chinesa caiu 1,1% em março, ante o mesmo período ano passado. As vendas no varejo caíram novamente no mês, para 15,8% no comparativo anual. Nos primeiros dois meses as vendas e a produção caíram 20,5% e 13,5% respectivamente.

Veja Também: China reduz importações de carne em 5,3% em maio

Os economistas estimavam queda de 7,5% na produção industrial da China de março deste ano.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião