China suspenderá tarifas sobre veículos e peças dos EUA por 3 meses

A China suspenderá as tarifas adicionais aplicadas sobre os veículos e autopeças dos Estados Unidos, afirmou o Ministério das Finanças da China, nesta sexta-feira (14).

A suspensão dos tributos começará em 1º de janeiro de 2019 e terá três meses de duração. De acordo com o site do ministério, a China suspenderá:

  • 25% das tarifas sobre 144 veículos e autopeças;
  • 5% das tarifas sobre 67 itens de automóveis.

Ainda de acordo com o ministério, a esperança é que chineses e norte-americanos acelerem as negociações para remover as tarifas sobre os bens de ambos os países.

Saiba mais: Varejo e indústria da China crescem menos que o esperado em novembro

A retirada das tarifas, vem logo após os chineses comprarem 1,13 toneladas de soja dos estadunidenses. Essa foi a primeira grande aquisição desde a reunião entre os presidentes Donald Trump e Xi Jinping, na cúpula do G20, em Buenos Aires, no início do mês.

Na Argentina, os presidentes concordaram com uma trégua de 90 dias na guerra comercial. Com isso, foi adiado o aumento das tarifas norte-americanas sobre US$ 200 bilhões em bens chineses, para negociação de um acordo comercial.

No início de 2018, a China havia aumentado as tarifas sobre itens automotivos dos Estados Unidos. No entanto, esse aumento foi uma retaliação a alta de 27,5% nas tarifas sobre veículos e peças chinesas.

Renan Bandeira

Compartilhe sua opinião