China registra recorde na importação de petróleo no mês de maio

A China registrou o maior nível mensal de importação de petróleo bruto em maio. As importações subiram 19,2% em comparação de base anual.

De acordo com os dados da Administração Geral de Alfândegas, a China importou 47,969 milhões de toneladas de petróleo, equivalente a 11,296 milhões de barris por dia (bpd).

No período de janeiro a maio, a maior importadora da commodity do mundo, importou total de 10,353 milhões de bpd. Esse valor representa uma alta de 5,2% na comparação com os primeiros cinco meses do ano anterior.

Suno One: o primeiro passo para alcançar a sua independência financeira. Acesse agora, é gratuito!

As refinarias estatais tiveram aumento de 3,21 pontos percentuais na taxa de utilização média para 71,27% em maio, ante abril. Os produtos refinados totalizaram 3,89 milhões de toneladas no mês. Entre janeiro e maio, a China exportou 29,90 milhões de toneladas de combustíveis. As importações gás natural em maio foram de 7,84 milhões toneladas.

China: Exportações caem em maio

As exportações da China registram queda em maio, de acordo com informações da agência “Reuters”, publicadas no domingo (7). As importações também tiveram queda e chegaram ao menor nível apresentado em 4 anos. Os números sofreram impacto da pandemia de coronavírus, que permanece diminuindo a demanda global.

Os dados de comércio da China estão colocando pressão sobre as autoridades do país asiático para que sejam adotadas outras medidas de estímulo, já que o setor de comércio externo é fundamental e movimenta a renda de mais de 180 milhões de pessoas no país. Este setor configura aproximadamente um terço da economia da China.

As exportações da China no mês passado tiveram queda de 3,3% em relação ao mesmo período de 2019. Especialistas esperavam uma queda de cerca de 7% nas exportações de maio. Em abril, entretanto, o país havia registrado uma alta surpreendente de 3,5%, de acordo com dados divulgados neste domingo.

Poliana Santos

Compartilhe sua opinião